Nutricionista ensina casal a emagrecer junto
Dieta funciona melhor com apoio do parceiro
Acontece com muita gente: basta começar um relacionamento para ver aumentar os pontos na balança. Há vários motivos: primeiro, quando o casal está se conhecendo, são comuns os jantares pesados, barzinhos regados a muita bebida alcóolica e frituras ou sobremesas tentadores. Também pode acontecer dos dois inaugurarem uma fase indo morar juntos. Aí é a nova rotina que mexe com o cardápio.
Mas há uma boa notícia: a perda de peso também é mais eficaz com a ajuda do parceiro. A nutricionista Patricia Davidson Haia, que cuida de celebridades como Bruna Marquezine e Ingrid Guimarães, e autora do recém-lançado Dieta dos casais (Sextante), dá dicas e receitas exclusivas para seguir a dois:
O que fazer se os dois têm hábitos alimentares muito diferentes?
É conveniente que o plano alimentar elaborado seja individual, pois as necessidades são diferentes. Mas, nas refeições feitas em conjunto, como o jantar durante a semana, dá para encontrar um meio termo, deixando o dia a dia mais prático. Cada dia um tem que ceder um pouco. Se ela come lanche e ele prefere jantares fartos, podem revezar entre omeletes levinhas e grelhado com legumes.
Como dar apoio emocional para o outro se empenhar na dieta?
A princípio, toda mudança parece assustadora. Se você tem alguém ao seu lado, parte do medo vai embora. Os dois precisam conversar bastante e um deve sempre incentivar o outro, assim fica bem difícil sentir-se desestimulado e desistir.
O casal deve estabelecer um objetivo conjunto?
Traçar uma meta é bom. Além disso, quando os resultados começam a aparecer, dão mais ânimo ao casal. Mas a meta não precisa ser um número na balança, pode ser em relação à qualidade de vida: dormir melhor, ter menos variações de humor, se sentir mais bem disposto. Tudo isso facilita que a dieta e os exercícios sejam incorporados à rotina e praticados sem sofrimento.
Dá para manter a vida social ativa mesmo durante a dieta?
Claro que dá! O casal pode buscar restaurantes novos, com cardápios diferentes e que ofereçam boas opções. Melhor ainda: podem ir juntos para a cozinha. Vira uma atividade romântica e divertida. A mudança alimentar une ainda mais o casal.
Tem dicas para resistir aos primeiros dias, que são mais difíceis?
Reforce o apoio ao parceiro: ajude seu namorado ou marido a arrumar a lancheira dele para um dia corrido. Não tente sabotar a dieta do outro, oferecendo comidas não permitidas ou fazendo convites a restaurantes de fast-food, por exemplo. Dividam as tarefas para que os dois se sintam engajados. Um deve elaborar a lista de compras, enquanto o passa no supermercado quando tem um tempo livre. Assim, ninguém fica sobrecarregado.
Café da manhã: shake de banana com morango
2 bananas-prata
10 morangos congelados
2 xícaras de leite vegetal
1 colher (sopa) de flocos de quinoa
1 colher (sopa) de linhaça dourada
6 cubos de gelo
Como fazer: bata tudo no liquidificador até fica homogêneo. Se quiser, acrescente 2 colheres (chá) de farelo de aveia, que dará a sensação de saciedade por mais tempo.
Jantar: omelete de claras
6 claras
2 colheres (chá) de quinoa em flocos
1 colher (café) de fermento em pó
2 colheres (chá) de azeite
Sal marinho ou rosa e pimenta-do-reino a gosto
Como fazer: misture as claras com a quinoa em flocos e o fermento. Acrescente o sal. Divida em duas partes. Esquente o azeite na frigideira antiaderente e coloque uma parte da mistura. Doure dos dois lados. Repita a operação com o restante da mistura. Sirva com um frio de azeite e pimenta-do-reino, se desejar. Rende 2 omeletes.