Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jovem fica paraplégica após aplicação de piercing no nariz

Ao que tudo indica, bactérias atingiram a corrente sanguínea de Layane Dias através de infecção causada pelo adereço

Por Da Redação
Atualizado em 12 fev 2019, 14h28 - Publicado em 12 fev 2019, 14h03

Layane Dias, de 20 anos, tinha acabado de conquistar um estágio no ano passado e estava planejando uma viagem com a família quando um ato banal paralisou sua vida. Um simples piercing foi a porta de entrada para que bactérias a deixassem paraplégica. A história repercutiu na imprensa.

Alguns dias antes de iniciar no novo trabalho, a jovem começou a sentir dores frequentes no corpo. Para tentar resolver o problema, ela recorreu aos medicamentos, que não funcionaram.

Poucas semanas depois, Layane perdeu os movimentos das pernas e a situação foi ficando cada vez pior. “Dos seios para baixo, não conseguia sentir mais nada”, disse em entrevista à BBC News Brasil.

(Arquivo Pessoal (BBC)/Reprodução)

O neurocirurgião Oswaldo Ribeiro Marquez, que acompanhou o caso de Layana, afirmou que a bactéria causadora de tudo foi a Staphylococcus aureus, responsável por causar mazelas em diferentes níveis após atingir a corrente sanguínea. A bactéria teria entrado no organismo através de uma infecção no nariz provocada exatamente pelo piercing.

Continua após a publicidade

“O médico me perguntou se eu tive alguma espinha na região do nariz ou algo assim, porque essa bactéria, comumente, é desenvolvida nas fossas nasais. Foi então que contei que havia colocado um piercing no lado esquerdo do nariz, no mês anterior”, relata a jovem.

“Quando contei isso, ele me disse: o piercing foi a entrada da bactéria em seu corpo. Ouvir isso me deixou em choque”, conta Layane.

O médico disse à BBC que, apesar de raro, é possível que um piercing deixe uma pessoa paraplégica. Segundo ele, as complicações ocorrem quando o piercing abre caminho para infecções.

“A disseminação de qualquer infecção cutânea costuma ser hematogênica – quando é transmitida pela corrente sanguínea. Por exemplo, se a bactéria está na ponta do nariz, ela pode evoluir, pegar o nariz inteiro, cair na corrente sanguínea e parar em outro canto do corpo”, esclarece o neurocirurgião.

Continua após a publicidade

Após o diagnóstico, o médico afirmou que é “bem provável e plausível” que Layane tenha ficado paraplégica em decorrência do piercing. Mas ele ressaltou que somente estudos genéticos poderão garantir que a paraplegia foi motivada unicamente por complicações causados pelo adereço.

Leia também: Juíza dá punição a Suzane von Richthofen após flagra em festa

O drama do pai que tem que escolher qual filha deixa viver

Siga CLAUDIA no Instagram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.