Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática

Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga e mais! Aprenda as particularidades e benefícios de cada prática

Por Sarah Brito
Atualizado em 25 jun 2024, 10h21 - Publicado em 21 jun 2024, 16h14

Celebrado no dia 21 de junho e marcando a transição de estações em todo mundo, o Dia Internacional do Yoga é conhecido por promover a conscientização de uma das práticas de meditação mais antigas do mundo. 

É também nesta mesma data que ocorre um dos fenômenos astronômicos mais emblemáticos para diversas culturas e tradições ao redor do mundo: o solstício de verão no hemisfério norte

Simbolizando a iluminação e a renovação de valores nesta transição, foi a partir desses princípios que o então Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, sugeriu o dia 21 de junho durante o seu discurso na Assembleia Geral da ONU em 2014, um dia de conscientização e celebração desta prática que possui diversas modalidades e objetivos.

E para entendermos um pouco mais sobre algumas dessas ramificações dentro do universo da meditação, conversamos com Andreia Braga, psicóloga e gerente técnica do Vidya Studio para discutir sobre as principais modalidades e as práticas de termos indispensáveis para os iniciantes no yoga. Veja só:

Hatha Yoga

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Sugerido pelo então Primeiro-Ministro da Índia, Narendra Modi, como um dia importante para diversas culturas no mundo, o dia 21 marca também a chegada do solstício de verão no hemisfério norte (Pexels/Reprodução)

Composta por filosofias que se ramificam de acordo com a cultura e a tradição, Andreia explica que dentro do universo do yoga é possível encontrar mais de 15 vertentes diferentes da prática. Um delas, o Hatha Yoga, é citado em documentos e livros como uma das práticas mais antigas e comuns entre os praticantes da meditação.

“É no Hatha Yoga que os princípios básicos de respiração, que chamamos de pranayama, são praticados de maneira mais elaborada e exigente. São cerca de 5 a 8 respirações profundas em cada postura, todas baseadas na permanência e na conexão intensa entre o corpo e a mente”, revela a psicóloga, que também é professora de yoga há 12 anos e atua como coordenadora em uma famosa rede dedicada ao ensino da meditação em todo Brasil.

Continua após a publicidade

É também nesta modalidade que algumas posições são incluídas a fim de desenvolver uma conexão maior com os pensamentos e o estado físico no momento em que se está praticando as posturas, atrelando a meditação à resistência em uma só prática.

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Shavasana consiste em uma posição estática que promove relaxamento e descanso após uma intença prática de Hatha Yoga. Realize cerca de 5 a 8 respirações profundas durante o seu desenvolvimento (Instagram @stylecraze/Reprodução)

“Podemos resumir o Hatha como uma aula de estabilidade, permanência e resistência, onde também trabalhamos o mental e o físico, que pode resultar até em uma hipertrofia”, pontua. 

Entre algumas posições comuns no Hatha Yoga, estão as posturas invertidas, como a Sirsasana ou a Postura sobre a Cabeça, que auxilia no equilíbrio e na busca por estabilidade exigida na modalidade.

Outro ponto alto da prático é o relaxamento final, conhecido como Shavasana, onde nos conectamos com os pensamentos após a intensidade da prática, dando espaço e relaxamento para os músculos e membros se recupererem.

Vinyasa Yoga

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Conhecida por ser uma modalidade fluída e dinâmica, o Vinyasa oferece mais concentração e foco para posturas que se alternam de maneira mais rápida e em tempos de respirações mais simples (Pexels/Reprodução)

Diferente do Hatha Yoga, o Vinyasa é conhecido por ser uma prática mais popular, fluída e dinâmica. Difundida de maneira mais abrangente no ocidente, Andreia conta que é nessa modalidade que muitos praticantes se identificam com as posturas mais simples e os movimentos rápidos oferecidos em flows

Continua após a publicidade

“No Vinyasa, o tempo de respiração profunda em cada postura ocorre no máximo em 3 tempos, e essas posturas se alternam entre si de maneira muito mais rápida quando comparadas ao Hatha Yoga. Não é uma prática onde dá para fazer muitos ajustes, principalmente os físico, porque na maioria das vezes, estamos concentrados na fluidez dos movimentos e na respiração”, comenta a professora.

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Entre as posturas mais comuns no Vinyasa, as sequências do Guerreiro I, II e III ajudam no fortalecimento do corpo, eliminando a ansiedade e o estresse que acabam enrijecendo os músculos (Instagram @stylecraze/Reprodução)

Conhecidas por serem algumas das sequências mais comuns na prática do Vinyasa Yoga, as posturas Virabhadrasana I e II, ou posturas do Guerreiro I e II, integram os flows dinâmicos dessa modalidade. Nessas posturas, o foco e a concentração nos movimentos auxiliam na eliminação do estresse e da ansiedade, promovendo relaxamento e fortalecimento básico dos músculos e dos membros durante os flows.

“Ao contrário do Hatha, o Vinyasa vai trazer essa sensação de maior controle dos movimentos, sem depender tanto da permanência de posturas que as outras modalidades exigem. É uma excelente opção para quem busca uma prática menos elaborada, que promova alongamento e meditação ao mesmo tempo”, explica Andréia.

Ashtanga Yoga

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
No Ashtanga Yoga, o acompanhamento profissional é um dos pontos que diferem a prática de outras modalidades. (Pexels/Reprodução)

Um outro estilo famoso pela sua dinamicidade, porém em níveis elevados de complexidade, é o Ashtanga Yoga

Rigoroso em aspectos funcionais e até mesmo em relação a progressão de suas posturas, Andreia explica que para praticar essa vertente do yoga, o acompanhamento de um profissional capacitado se torna indispensável para uma prática segura.

Continua após a publicidade

“O Ashtanga vai partir do princípio de que o aluno vai praticar, durante um longo período, a mesma sequência sempre acompanhado de um profissional. Somente professores credenciados podem ensinar e passar seus alunos de série”, revela Andreia. 

Um outro ponto importante nesta modalidade está em suas competências e posturas desenvolvidas durante a prática. Andreia conta que para se tornar um professor ativo do Ashtanga Yoga, são necessárias visitas periódicas à Índia além de práticas diárias de posturas de progressão complexas e imersivas.

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Em algumas posturas de torção, o Ashtanga Yoga pode ser colocado como uma prática profissional, difundida apenas por professores credenciados e especializados por outros mestres (Getty Images/Reprodução)

“Normalmente, são desenvolvidas posturas de torção e inversões que acabam tornando essa uma prática menos fluída e bastante complexa. Esse processo exige competências adquiridas em aulas extensas e práticas diárias. Já para os professores, são necessárias além de práticas diárias, visitas à Índia para que a imersão e o aprendizagem com outros mestres sejam feitas de uma forma padrão, quase de maneira ancestral”.

Guia prático de yoga para iniciantes

Dia Internacional do Yoga: conheças as principais modalidades da prática
Confira essa lista esperta com alguns dos termos mais frequentes no yoga (Pexels/Reprodução)

Para os iniciantes que desejam se aperfeiçoar no yoga, independentemente de sua modalidade, Andreia explica que a familiaridade com certos termos pode facilitar a compreensão e a imersão na meditação e na execução de algumas posturas.

A seguir, veja alguns dos termos mais utilizados no universo do yoga:

Continua após a publicidade
  • Asana: Significa postura ou posição. Refere-se às várias poses realizadas durante a prática do yoga.
  • Pranayama: Exercício de controle da respiração. São técnicas que ajudam a controlar e a manter a energia vital.
  • Namastê: Ato de saudar, agradecer  e cumprimentar. Pode significar “o divino em mim saúda o divino em você”.
  • Chakra: Lugar de concentração de energia. São pontos específicos no corpo humano onde se acredita que a energia espiritual se concentra de forma vital.
  • Mantra: Palavra ou som repetitivo que auxilia na concentração e imersão da meditação. 
  • Mudra: Gestos com as mãos utilizados para canalizar a energia do corpo durante a meditação e a prática de asanas.
  • Om: Tom sagrado considerado o som do universo, usado em cantos de meditação e agradecimento.
  • Dhyana: Ato de meditação e contemplação profunda.

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso Whatsapp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja, Superinteressante e Capricho.  

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.