Como montar sua marmita sem prejudicar sua saúde

Nutricionista dá dicas fáceis para quem quer levar a própria comida para o trabalho

Para quem trabalha fora, a hora do almoço sempre traz a dúvida “comer fora ou levar marmita?”. Então saiba que optar pela marmita é prático, rápido e muito saudável. Levando a sua própria comida, você economiza dinheiro, tem certeza de que seu alimento é realmente saudável e bem preparado e ainda consegue controlar a sua alimentação.

A nutricionista Mariana Parra, do Espaço Agir – Psicologia e Bem-Estar, dá dicas para você optar pela marmita no seu dia a dia:

  • Separe os alimentos sempre. Saladas devem ser levadas à parte. Não misture comidas frias com quentes;
  • Priorize sempre as cores, leve uma marmita colorida. Já que você vai preparar a sua comida, aproveite e invista em uma alimentação mais saudável. Nada melhor do que uma super salada para variar nas cores;
  • Atenção ao armazenamento. Prefira sempre os potes de vidro, pois não liberam substâncias tóxicas quando levados ao microondas. Preste atenção em uma boa vedação para não correr o risco de algum vazamento.

Aqui, algumas possíveis combinações para a marmita do trabalho:

  • Proteínas com legumes e arroz, podendo sempre variar os legumes, por exemplo, cenoura, couve, berinjela, abobrinha, couve-flor, brócolis, acelga, repolho, espinafre, vagem, quiabo etc.;
  • Sempre prefira uma proteína magra sem fritura, será muito mais leve para consumir e mais fácil de armazenar, ou seja, grelhado em água, cozido no vapor ou forno, como peixes, peito de frango, patinho, lagarto, iscas de coxão mole;
  • Abuse das folhas, saladas cruas em pote _misture umas castanhas para contribuir na saciedade;
  • Para temperar, salgue com pitada de sal marinho e um fio de azeite apenas;
  • Com os legumes, o vapor preservará maior quantidade de nutrientes. Acrescente apenas um fio de azeite no pote;
  • Para os carboidratos, prefira arroz integral e tubérculos cozidos;
  • Um sanduíche natural também é uma opção bem prática, principalmente com wrapped integral: folhas/tomate/cenoura raladinha/frango desfiado e fio de azeite;
  • Omelete e crepioca também salvam na hora da fome e ajudam a suprir a fome: ovos/temperos naturais/tomate cereja picadinho e bolinhas de queijo com fio de azeite. Para a tapioca, associar goma de tapioca no preparo.

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