Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como a cafeína tenta enganar o nosso corpo

Temos a impressão de que ela nos acorda, mas o que realmente faz é impedir o sono de agir

Por Redação CLAUDIA
Atualizado em 28 out 2016, 14h37 - Publicado em 18 jul 2016, 16h09

O cafézinho faz parte da nossa cultura, apreciado não só pelo gosto, mas também pelo caráter energético. Pois, assim como chás e chocolates, contém cafeína. Ela é conhecida por nos ajudar a ficar “mais acordados”, mas pesquisas apontam que, na verdade, o que ele faz é impedir o sono de agir. A história funciona assim: temos receptores espalhados pelo corpo que ao longo do dia vão acumulando a chamada Adenosina, e quando esta substância chega a determinados níveis, vamos sentindo sonolência até realmente precisarmos dormir. Quando dormimos, a carga de Adenosina vai diminuindo até despertarmos. Como a cafeína é muito parecida com a Adenosina, ela toma o lugar da outra nos receptores, retardando a chegada do sono. 

Criar o hábito de tomar café todos os dias – ou perto disso – é prejudicial pois o corpo revida o comportamento enganoso: ao detectar que a Adenosina está perdendo espaço, começa a criar nossos receptores. Ou seja, precisamos de uma quantidade maior de café para sentirmos que a cafeína está fazendo efeito. É praticamente uma bola de neve – ou melhor, de xícaras de café. 

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.