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10 motivos para você largar o sedentarismo

Mexer-se faz bem para o corpo e a mente, ajuda no sono e te deixa de bom humor. Veja mais motivos para começar uma atividade hoje mesmo!

Por Ana Bardella (colaboradora) Atualizado em 14 jan 2020, 19h05 - Publicado em 4 mar 2015, 08h45

Resistir à preguiça e adotar uma rotina de exercícios nem sempre é fácil, a gente sabe, mas vale muito a pena. Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, garante: “Quem se exercita com frequência atrai uma série de coisas positivas para a vida”. Confira a seguir 10 bons motivos para encontrar uma brecha na correria e encaixar uma atividade física no seu dia a dia.

Atenção: antes de sair correndo por aí, vá ao médico. Levando em conta sua idade e seu histórico, ele indicará as melhores opções de exercícios para você!

1. Reduz o risco de infarto e AVC

“Tanto os exercícios aeróbicos (como a caminhada e a natação) quanto os anaeróbicos (como a musculação) podem reduzir em até 15% o colesterol ruim”, explica Cardoso. A gordura em excesso no sangue está ligada a diversas doenças cardiovasculares. Por isso, aliados a uma alimentação saudável, os exercícios diminuem as chances de problemas no coração. O risco de sofrer um AVC também fica menor.

2. Emagrece

Não existe milagre: para perder aquele pneuzinho, a dica é comer direito e mexer o corpo. Nesse caso, opte por exercícios aeróbicos. Subir escadas por 10 minutos, por exemplo, queima 150 calorias, o equivalente a um bombom. Não escolha um exercício muito pesado, que te deixe esgotada em dois minutos, nem um muito leve, que você faça com os pés nas costas.

3. Melhora o humor

A explicação para a felicidade de quem pratica atividades físicas está na biologia: durante a movimentação do corpo ocorre a liberação da endorfina, um hormônio que gera uma sensação de bem-estar e que até diminui o estresse.

4. Deixa você mais disposta

Acha que não vai conseguir ter pique para manter a rotina de exercícios por meses a fio? Bobagem. “Nosso corpo se adapta à rotina que oferecemos a ele”, afirma o médico. Assim que você começar a se exercitar, terá mais disposição para atividades físicas e para as outras atividades do seu dia. Tem que dar o primeiro passo.

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5. Previne a osteoporose

Para deixar os ossos fortes, não basta beber leite. “Os exercícios fazem com que os ossos se fortaleçam e fiquem mais resistentes”, afirma o médico. A melhor opção nesse caso é a musculação. Ela previne que a doença evolua e ainda evita quedas e todas as suas consequências.

6. Turbina a imunidade

Exercícios físicos, leves e moderados, praticados regularmente fortalecem o sistema imunológico, uma vez que contribuem para o aumento dos glóbulos brancos (leucócitos), responsáveis pela defesa do organismo. “Sempre que o nosso corpo trabalha de maneira adequada, a imunidade recebe os estímulos necessários para funcionar melhor”, explica o especialista.

7. Combate a insônia

Manter-se ativa te faz dormir melhor, já que o gasto de energia corporal é maior durante o dia. Estudos mostram que os sedentários levam mais tempo para dormir: são, em média, 10 minutos, contra 7 dos que se exercitam. Mas pare tudo umas 2 horas antes de ir para a cama ou o corpo ficará alerta, o que pode prejudicar o descanso.

8. Eleva a autoestima

Estar com a saúde em dia e ainda perder uns quilinhos é motivo mais do que suficiente para se sentir poderosa, não é?

9. Favorece novas amizades

Academias, clubes e parques são ambientes perfeitos para conhecer gente nova. Lá, vamos encontrar pessoas que estão buscando o mesmo que nós: melhorar a qualidade de vida. Assim, incentivamos e somos incentivados por elas!

10. Faz você viver mais

A longo prazo, a prática de exercícios físicos é como uma pílula da juventude: “Quem se mantém ativo a partir dos 35 anos tende a viver entre 6 e 7 anos a mais que os sedentários”, diz o médico. Um estudo da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que eliminar o sedentarismo ajudaria a salvar cerca de 676 mil vidas por ano na Europa!

5 dicas para começar agora

  • Desça do ônibus dois ou três pontos antes do seu.
  • Nada de ficar parada nas escadas rolantes. Ah, e sempre que der, prefira as escadas normais, ok?
  • Ande pela casa ao falar ao telefone.
  • Leve seu cachorro para passear mais de uma vez por dia.
  • Se estiver de carro, estacione-o um pouquinho mais longe.

Que tal dar uma voltinha?

Um estudo americano mostrou que passar seis horas sentada todo dia aumenta em 37% o risco de morte – mesmo se você praticar exercícios! Tente levantar de hora em hora, pelo menos. Vá pegar um copo de água, ir ao banheiro, dar um “olá” para os seus colegas de trabalho…
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