10 alimentos que retardam o envelhecimento

Estudo conclui que a dieta mediterrânea ajuda a retardar o envelhecimento, fazendo você viver mais e melhor. Conheça alguns dos alimentos que fazem parte desse cardápio

Um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, concluiu que a chamada dieta mediterrânea, rica em Ômega 3 e composta por vegetais, azeite, castanhas, peixes, cereais, vinho tinto e frutas, ajuda a retardar o envelhecimento. Por mais de 20 anos, pesquisadores acompanharam cinco mil voluntárias do sexo feminino que adotaram esse cardápio. Foi constatado que a dieta conseguiu diminuir nessas mulheres a velocidade de um relógio biológico do corpo, o telômero – estrutura que protege o DNA e tem seu tamanho encurtado de forma irreversível à medida que o tempo passa – mecanismo ligado ao processo de envelhecer. Nas pesquisadas, comprovou-se que ele manteve quase o mesmo tamanho, além de estar mais saudável.

Os cientistas da universidade afirmam que não é um alimento saudável sozinho que faz a diferença, e sim uma combinação deles. “A dieta mediterrânea é rica em componentes anti-inflamatórios e antioxidantes, que auxiliam na eliminação de toxinas e agem inativando ou impedindo a formação dos radicais livres – responsáveis por acelerar a morte celular”, explica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.

Conheça o potencial desses alimentos e a porção de consumo sugerida por especialistas: