Como ser menos consumista e fazer compras mais inteligentes

Estratégias para fazer menos compras por impulso e aproveitar melhor o que temos no guarda-roupa no podcast Senta lá, CLAUDIA

Em tempos de promoções sedutoras, é quase impossível resistir e, antes que possamos refletir sobre o que estamos adquirindo, acabamos comprando e investindo recursos para adquirir peças de moda em excesso. Esse roteiro não é nenhum pouco novo, mas, a boa notícia, é que ele começa a ser colocado em cheque. A mentalidade do consumo pelo consumo está datada o que ainda não quer dizer que esteja completamente superada em nosso cotidiano, até porque fomos treinadas a ser ávidas por novidades e a comprar como fonte de prazer instantâneo.

A percepção sobre os impactos socioambientais do consumo de vestuário, com montes de roupas, calçados e acessórios sendo descartados na natureza todos os anos, é um dos motores para uma virada de comportamento que quer desacelerar o consumo. Soma-se a isso a preocupação sobre a globalizada cadeia de produção, frequentemente pouco responsável e alinhada a valores éticos. Por último, a geração atual não está mais tão interessada em coisas, mas em experiências.

Tudo isso nos move a repensar hábitos rumo a compras mais certeiras e inteligentes, com esforço para abandonar as compras por impulso e que acabam encalhadas no nosso armário. Para discutir estratégias para consumir com consciência (sem sofrimento!) o Senta lá, CLAUDIA recebeu Fernanda Resende, que acaba de lançar o livro Substitua consumo por auto-estima: Um guia de compras conscientes (Paralela).

Ouça no YouTube:

Ouça no Spotify:

Livros da Fernanda Resende para consumir menos e melhor: 

Substitua consumo por auto-estima: Um guia de compras conscientes | Compre aqui

O guia de doações: o que, onde e como doar | Faça download grátis aqui

Vista quem você é | Compre aqui

Como construir um guarda-roupa inteligente | Compre aqui

 

 

Você pode ouvir o podcast Senta Lá, CLAUDIA aqui no site e também no Deezer, no iTunes, no Spotify, no YouTube, e Google Podcasts!

 

OUTROS EPISÓDIOS:

POR QUE NÃO SINTO VONTADE DE TRANSAR? 

 COMO TER ORGASMOS: o caminho para uma vida sexual satisfatória

 COMO PEDIR AUMENTO DE SALÁRIO

 EDUCAÇÃO EM SEXUALIDADE – Como dialogar com crianças e adolescentes

 RESILIÊNCIA: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

 RELACIONAMENTO ABUSIVO – Saiba se você está em um

 CARGA MENTAL DAS MULHERES

 COMO E QUANDO PEDIR AUMENTO DE SALÁRIO

 

 

%d blogueiros gostam disto: