Educação em sexualidade – Como dialogar com crianças e adolescentes

No sexto episódio do Senta Lá, CLAUDIA, conversamos sobre como deve ser o tom da conversa com os filhos sobre o assunto

No sexto episódio do podcast Senta Lá, CLAUDIA, a editora Letícia Paiva e a repórter Camilla Venosa conversam com Lilian Macri, pós-graduada em sexualidade pela USP. Ela atua no Projeto Afrodite, da Universidade Federal de São Paulo, que apoia mulheres sobre disfunções sexuais e também orienta famílias e educadores sobre educação em sexualidade.

Em nossa conversa, ela explica como e quando tratar de sexualidade com crianças e adolescentes. Essa discussão foi motivado por um assunto bastante comentado nos últimos dias. O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, pediu o recolhimento de histórias em quadrinho que estavam sendo vendidos na Bienal Internacional do Livro que acontecia na cidade. Fiscais da prefeitura foram ao estande do evento, gerando protestos por censura. O pedido foi negado em liminar da Justiça do Rio, sendo posteriormente autorizado em segunda instância por um desembargador até ser novamente derrubado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Disponível no YouTube:

No Spotify:

Você também pode ouvir o podcast Senta Lá, CLAUDIA no Spotify, no YouTube, no Deezer, no Google Podcasts, no iTunes, no Pocket Casts

 

OUTROS EPISÓDIOS: Burnout,  Relacionamento abusivo e Carga mental das mulheres

O primeiro episódio do podcast Senta Lá, CLAUDIA foi sobre a síndrome de burnout. A jornalista Izabella Camargo, que recebeu o diagnóstico do distúrbio, contou a sua história. Também participaram a psiquiatra Lívia Beraldo de Lima Basseres e as editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli.

No segundo, a blogueira Thatu Nunes, do “Mãe de Adolescente”, sua filha Gigi Nunes, que namora há um ano, a editora Alessandra Balles e a promotora de Justiça Valéria Scarance conversam sobre relacionamento abusivo e como reconhecer se a pessoa com quem você está é uma cilada e como pedir ajuda para sair dessa situação.

A carga mental das mulheres foi o tema do terceiro episódio. Aquela exaustão pelo trabalho invisível de organização e gerenciamento das tarefas domésticas e de funcionamento da casa e que atinge sobretudo as mães foi debatido pelas editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli, a psicóloga e educadora Valeri Guajardo e com a jornalista Lia Abbud, mãe de dois filhos e uma das idealizadoras do Fatigatis, uma iniciativa para debater e combater o estresse materno.

No quinto episódio do podcast, as editoras Alessandra Balles e Isabella Marinelli convidaram Maria Eduarda Silveira, gerente de recrutamento da Robert Half, multinacional especializada em contratação, para mostrar o passo a passo para pedir aumento de salário. É preciso, sobretudo, analisar o momento do mercado, da empresa e o seu próprio.