Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Por que a Hillary Clinton é uma das maiores líderes dos tempos atuais?

Este é o paradoxo da candidata: ela conseguiu algo que nenhuma mulher na história da política norte-americana havia sequer chegado perto, mas ainda assim é vista pela maioria dos americanos como incompetente – e uma coisa está completamente ligada à outra

Por Débora Stevaux (colaboradora)
Atualizado em 28 out 2016, 00h02 - Publicado em 8 jun 2016, 14h42

Este é o paradoxo da candidata: ela conseguiu algo que nenhuma mulher na história da política norte-americana havia sequer chegado perto, mas ainda assim é vista pela maioria dos americanos como incompetente – e uma coisa está completamente ligada à outra.  

Afinal de contas, é sempre muito fácil para os outros de fora desqualificarem uma figura pública apenas por ser mulher, ou por acreditarem que, como no caso de Hillary Clinton, foi muito fácil para que tenha chegado lá, afinal ela teria contatos políticos importantes desde a época em que era primeira-dama. Mas a questão é: se fosse tão simples assim, porque só agora os Estados Unidos, uma das nações mais poderosas do mundo, contaria com uma mulher concorrendo às eleições presidenciais?

LEIA MAIS: A cada 10 segundos, uma mulher é xingada de “vagabunda” no Twitter.

Em seu discurso, nesta última terça-feira (7), Clinton dedicou sua vitória histórica a todos os homens e mulheres americanas: à frente de um dos maiores partidos estadunidenses, o Democrata, a representante conquistou ontem a principal prévia de um total de 6 realizadas no estado da Califórnia, contabilizando 56% das intenções de voto. A ex-chanceler também venceu em Nova Jersey, com significativos 63%, na Dakota do Sul e no Novo México. 

Continua após a publicidade

Os Estados Unidos realizaram, em toda a sua história, 56 eleições presidenciais – mais da metade delas, no caso 33, antes das mulheres conseguirem o direito de votar. E em nenhuma delas havia uma figura feminina à frente dos dois maiores partidos: o Democrata e o Republicano, que também marca presença na corrida presidencial com o empresário Donald Trump. 

LEIA MAIS: Hillary Clinton dá uma lição de direitos femininos e aborto a Donald Trump​.

Mas há algo sobre Hillary que é capaz de fazer com que as pessoas não reconheçam seu grande feito: ela foi a primeira mulher a quebrar o teto-de-vidro masculino da política americana, porque a maioria das que se aventuraram não chegaram nem perto, e isso incomoda – e muito. Exatamente porque isso ao mesmo tempo que a enaltece como líder e estrategista política, também desperta o ódio de muitos americanos

Continua após a publicidade

Em tempos que as figuras públicas femininas são analisadas dos pés à cabeça pelas roupas que vestem, não é surpreendente dizer que as campanhas políticas favorecem os traços masculinos. E aventurar-se neste mar de julgamentos é um dos motivos que faz com que Hillary seja tão boa – mesmo que seja de uma forma que a grande maioria dos americanos nunca foi capaz de apreciar. 

LEIA MAIS: As mulheres mais poderosas do mundo segundo a revista Forbes.

Mas é claro que como qualquer política, ela também tem suas falhas: como o uso do servidor privado de emails para trocar mensagens pessoais quando ainda era Secretária de Estado e as acusações de ter recebido investimentos do Banco Goldman Sachs para sua campanha. 

Continua após a publicidade

Mas apesar dela mesma não se considerar “um político natural, como meu marido ou o presidente Obama“, Clinton está indo longe com seu carisma, sua extensa e sólida rede de relações e seu discurso menos odioso, quando comparado ao conservador com traços de xenofobia de Trump. Por isso, a vitória de Clinton – mesmo que apenas nestas primárias – é algo a se comemorar por todas as mulheres do mundo. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.