Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que aconteceu com os elefantes mortos misteriosamente em Botsuana?

A causa desconhecida é preocupante porque não descarta a possibilidade de atingir seres humanos e potencializar uma crise na saúde pública

Por Da Redação
Atualizado em 2 jul 2020, 14h21 - Publicado em 2 jul 2020, 13h30

Botsuana, país da Africa do Sul, é o habitat de um terço da população de elefantes, que agora está em declínio. Em maio, em apenas três horas de voo, Niall McCann, biólogo e ativista da filantrópica National Park Rescue, avistou 169 elefantes mortos, segundo a rede BBC.

No mês seguinte, em junho, esse número subiu para 350, com carcaças visíveis dos animais no Delta do Okavango (ou Delta do Cubango). A morte dos elefantes ainda é um mistério, já que não há nenhuma conclusão oficial para a causa. As análises laboratoriais podem demorar semanas para serem concluídas, segundo o governo.

Segundo o portal Phys.org, por identificarem que as presas de marfim ainda estão no animais, autoridades descartaram a possibilidade de caça ilegal estar por trás das mortes.  “É algo totalmente sem precedentes em termos do número de elefantes mortos em um único evento sem relação com a seca”, afirmou McCann. 

O ativista também descartou a chance de envenenamento por antraz  — doença causada por ingestão de uma bactéria encontrada no solo, que matou pelo menos 100 elefantes em Botsuana em 2019.

Continua após a publicidade

Mas as hipóteses por envenenamento ou doença ainda estão sob o olhar dos pesquisadores. O que levantou a suspeita foi a forma como os elefantes estariam morrendo  — eles caem de cara no chão, e outros estavam andando em círculos pode indicar alguma alteração neurológica, segundo o ativista McCann. 

A causa desconhecida que tem matado os elefantes, levanta outra possibilidade tão grave quanto o que já está acontecendo, a de que a doença possa chegar aos seres humanos e se tornar uma crise na saúde,  principalmente se estiver ligada ao solo ou recursos hídricos.

Continua após a publicidade

O diretor do Departamento de Vida Selvagem e Parques Nacionais de Botsuana, Cyril Taolo, afirmou ao jornal The Guardian que o governo já confirmou a morte de 289 elefantes dos mais de 15 mil que vivem na região Delta de Okavango.

Taolo não levantou hipóteses sobre as possíveis causas, mas afirmou que as análises de laboratório devem ficar prontas nas próximas semanas e podem esclarecer as mortes misteriosas.

Resiliência: como se fortalecer para enfrentar os seus problemas

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.