Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Morre Dona Neném, a maior referência feminina da Portela

Segundo a família, a sambista faleceu em casa na madrugada de segunda-feira (4)

Por Da Redação
Atualizado em 5 Maio 2020, 19h02 - Publicado em 5 Maio 2020, 18h10

Morreu na madrugada de segunda-feira (4), aos 95 anos, Yolanda de Almeida Andrade, mais conhecida como Dona Neném, baluarte da Portela. Foi a própria escola de samba que confirmou a informação em seu perfil no Instagram. Segundo familiares da sambista, ela faleceu em casa em decorrência de uma infecção urinária.

Ao lado de seu marido, o sambista Manacéa, que faleceu em 1995, era uma das integrantes mais antigas da escola. Seu irmão Lincoln acompanhou a fundação da escola ao lado de paulo da Portela e também foi membro da Velha Guarda por muitos anos.

“Dona Neném era a maior referência viva feminina da Portela. Mesmo nem sempre fisicamente presente, tínhamos a certeza de sabermos que ela estava sempre ali, no alto daquela casa, olhando por todos nós e por nossa história. Por nós que sempre precisamos tanto dela”, lamentou o presidente Luis Carlos Magalhães na publicação do Instagram.

A sambista deixou três filhas, Helô, Ana e Áurea Maria, que é pastora da Velha Guarda e membro do Conselho Deliberativo da escola.

View this post on Instagram

Morre Dona Neném, baluarte da Portela e viúva do compositor Manacéa A Portela está de luto. Morreu, na madrugada desta segunda-feira (4), aos 95 anos, Yolanda de Almeida Andrade, a dona Neném, viúva do compositor Manacéa e baluarte da escola. Segundo familiares, a sambista estava com uma infecção urinária e faleceu em casa. "Dona Neném era a maior referência viva feminina da Portela. Mesmo nem sempre fisicamente presente, tínhamos a certeza de sabermos que ela estava sempre ali, no alto daquela casa, olhando por todos nós e por nossa história. Por nós que sempre precisamos tanto dela", lamentou o presidente Luis Carlos Magalhães. Dona Neném era uma das integrantes mais antigas e admiradas da Portela. Conheceu o lendário Paulo da Portela e testemunhou a evolução a Azul e Branco de Madureira. Seu irmão, Lincoln, foi parceiro do fundador Paulo, violonista e membro da Velha Guarda Show da Portela. Casou-se com Manacéa em 1951. Em seguida, nasceram os filhos Helo, Ana e Áurea Maria, que é pastora da Velha Guarda e membro do Conselho Deliberativo da escola. A partir de 1970, dona Neném viu o quintal de sua casa, na Rua Dutra e Melo (atual Compositor Manacéa), transformar-se em um ponto de encontro dos bambas da Azul e Branco para ensaios, rodas de samba e gravações. O sucesso da canção "Quantas Lágrimas", gravada no primeiro disco da Velha Guarda, "Portela, Passado de Glória", em 1970, e depois por Cristina Buarque, em 1974, trouxe reconhecimento ao grande compositor Manacéa, que iniciara sua história gloriosa na escola bem antes, ao vencer sambas-enredos na década de 1940. O presidente Luis Carlos Magalhães, o vice-presidente Fábio Pavão e toda a diretoria da Portela lamentam profundamente o falecimento de dona Neném e se solidarizam com seus familiares e amigos.

A post shared by Portela (de 🏠) (@oficialportela) on

Continua após a publicidade

Em tempos de isolamento, não se cobre tanto a ser produtiva:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.