Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mesmo sem festas e festivais, consumo de cerveja aumentou em 2021

No mundo, mulheres entre 40 e 49 anos foram as grandes responsáveis pelo aumento de consumidores

Por Da Redação
10 fev 2022, 13h29

Você sente que bebeu mais álcool nesta pandemia? Então saiba que você não está sozinha: pelo menos quando o assunto é cerveja, ficar em casa parece ter impulsionado o consumo no país. É isso o que mostra o levantamento da consultoria Euromonitor à pedido do Sindicerv (o sindicato das industrias de cerveja). No ano passado, o aumento foi de 7,7% em relação a 2020, chegando a 14,3 bilhões de litros.

E para quem acha que o crescimento se deve a uma baixa base de comparação devido à pandemia, vale dizer que 2020 também teve um consumo maior do que o de 2019, quando foram vendidos 12,63 bilhões de litros. “O avanço ocorreu em mais um ano desafiador para a indústria, marcado por um cenário econômico de alta nos juros, queda do Produto Interno Bruto, mudança no hábito dos consumidores e incertezas do rumo da pandemia de Covid-19”, disse o superintendente do Sindicerv, Luiz Nicolaewsky, à Veja.

As queridinhas dos brasileiros

Ainda segundo o levantamento, o tipo de cerveja mais popular continua sendo a lager, que representa 91% do volume total de vendas no varejo. No entanto, o crescimento de 11% no faturamento – chegando a 208 bilhões de reais – também aponta para uma popularidade crescente das cervejas premium.

Mulheres e o aumento do consumo no mundo

Outro ponto que vale ressaltar é que a alta no consumo não aconteceu apenas no Brasil, e que as mulheres tem muito a ver com isso. De acordo com o relatório Consumer Insider, realizado pela Kantar, o terceiro trimestre de 2021 registrou o maior número de consumidores da bebida desde o terceiro trimestre de 2019, com alta de 127%. O perfil que mais contribuiu para o aumento foi o composto de mulheres de 40 a 49 anos pertencentes às classes A e B. Já os homens neste mesmo grupo foram responsáveis pela queda na frequência, que caiu 58%.

Continua após a publicidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.