Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Mais de 100 países aderem à greve global pelo clima nesta sexta-feira

Os atos, que atraíram milhões de pessoas ao redor do mundo, podem formar a maior manifestação da história

Por Da Redação
Atualizado em 17 fev 2020, 13h17 - Publicado em 20 set 2019, 13h45
Manifestantes encenam enforcamento para protestar contra o aquecimento global
Manifestantes encenam enforcamento para protestar contra o aquecimento global (Tom Weller/picture alliance/Getty Images)
Continua após publicidade

Milhões de pessoas no mundo todo estão usando esta sexta-feira (20) para se manifestarem contra o aquecimento global e exigirem medidas concretas contra as emissões de gás carbônico. A greve global pelo clima reuniu 150 países e com o mesmo propósito: lutar pelo meio ambiente.

As manifestações acontecem na véspera da Cúpula pelo Clima, da Organização das Nações Unidas, que será nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em Nova York. Esse pode ser o maior protesto da História, com base nas primeiras avaliações dos atos, que já aconteceram na Ásia e na Europa.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

A Greve pelo Clima tem origem no “Fridays For Future” (Sexta-feiras pelo Futuro). Segundo a agência France Presse (AFP), estão programados mais de 5 mil atos em todo o mundo, sendo que o encerramento será com uma manifestação em Nova York.

Na quinta-feira, a ativista de 16 anos, Greta Thunberg, que foi indicada ao Nobel da Paz por levantar a bandeira da preservação do meio ambiente, usou as redes sociais para convocar seus seguidores para a Greve Global.

“É manhã no Pacífico. Em breve o sol nascerá na sexta-feira, 20 de setembro de 2019. Boa sorte Austrália, Filipinas, Japão e todas as nações das Ilhas do Pacífico. Vocês vão primeiro! Agora mostre o caminho! Boa manifestação!”, escreveu.

Continua após a publicidade
View this post on Instagram

It’s early morning in the Pacific. Soon the sun will rise on Friday the 20th of September 2019. Good luck Australia, The Philippines, Japan and all the Pacific Island nations . You go first! Now lead the way! Happy striking! #fridaysforfuture #climatestrike #schoolstrike4climate (NZ along with many others go next week.)

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg) on

Confira, abaixo, um panorama sobre os protestos ao redor do mundo:

Ilhas do Pacífico

As ilhas do Pacífico (Vanuatu, Salomão e Kiribati) foram os primeiros locais a iniciarem os atos. Veja um vídeo da manifestação em Vanuatu.

Austrália

Na Austrália, segundo a CNN, 300 mil pessoas foram às ruas, em mais de 100 cidades, para manifestarem pelo clima. O maior protesto aconteceu em Melbourne, com 100 mil pessoas. Em Sidney, foram 80 mil. Já, em Brisbane, 30 mil protestantes marcharam nas ruas.

Continua após a publicidade
Manifestantes em atos pelo clima, em Melbourne, na Austrália
Manifestantes em atos pelo clima, em Melbourne, na Austrália (Asanka Ratnayake/Getty Images)

África do Sul

Cape Town e Joanesburgo também aderiram à greve global pelo clima.

Manifestantes em ato pelo clima, em Cape Town, na África do Sul
Manifestantes em ato pelo clima, em Cape Town, na África do Sul (Brenton Geach/Gallo Images/Getty Images)

Alemanha

Em Berlim, manifestantes simularam um enforcamento para alertar sobre os riscos do aquecimento global. Eles subiram em blocos de gelo montados abaixo de uma forca improvisada. Veja abaixo:

Manifestantes encenam enforcamento para protestar contra o aquecimento global
Manifestantes encenam enforcamento para protestar contra o aquecimento global (Tom Weller/picture alliance/Getty Images)

Brasil

No Brasil, atos já começaram a ser realizados em Belo Horizonte, em Fortaleza, em Recife e no Salvador. Na capital pernambucana, um grupo de estudantes formou a frase “Salvem o Planeta” em um mosaico humano, na Praça da República. Veja abaixo:

Salvem o Planeta
Grupo de manifestantes brasileiros formam mosaico humano com a frase ‘Salvem o planeta’ (Prefeitura do Recife/Junior Guajiro/Reprodução)

Dinamarca

Copenhagen juntou milhares de manifestantes para reivindicar medidas de combate ao aquecimento global. Veja o vídeo abaixo:

Continua após a publicidade

Índia

Em Nova Delhi, na Índia, crianças participaram dos protestos pelo clima, carregando cartazes com dizeres: “Seja parte da solução, não da poluição”, por exemplo.

Crianças se manifestando na Índia
Crianças se manifestando pelo clima, na Índia (Twitter/Reprodução)

Inglaterra

Na Inglaterra, estudantes se uniram para participar da greve global.

Estudantes protestando contra as mudanças climáticas na Inglaterra
Estudantes protestando contra as mudanças climáticas na Inglaterra (Dan Kitwood/Getty Images)

Nigéria

A cidade de Abuja, na Nigéria, também participou da greve global. Alunos de uma escola primária local levantaram cartazes pedindo por ações mais efetivas pelo clima. Veja o vídeo abaixo:

Polônia

O protesto na Polônia aconteceu na capital, Varsóvia, e juntou estudantes, trabalhadores e ativistas. As cidades de Lodz e Poznan também reuniram manifestantes. Em uma das manifestações no país, um grupo de pessoas ainda se enrolou em plásticos para alertar sobre os perigos do uso e descarte excessivo do material.

Continua após a publicidade
Global Climate Strike In Warsaw
Manifestantes se enrolam em plástico para protestar pelo meio ambiente, na Polônia (Aleksander Kalka/NurPhoto/Getty Images)

Ucrânia

Em Kiev, capital da Ucrânia, crianças e adultos se uniram para reivindicar ações contra o aquecimento global.

Manifestantes na capital da Ucrânia, Kiev
Manifestantes na capital da Ucrânia, Kiev (STR/NurPhoto/Getty Images)

Grécia

Em Atena, na Grécia, milhares de manifestantes se juntaram. Greta Thunberg compartilhou, em seu Instagram, uma imagem dos protestos no país.

View this post on Instagram

There are NO pictures to do this justice. Early numbers say 400’000 across Australia. 100’000 in Berlin. 100’000 in London. 50’000 in Hamburg. And preliminary number in Germany is 1,4 million people!!! But it’s beyond huge everywhere!!!! In every city. Every town. This picture is Athens, Greece. Together we are changing the world. #fridaysforfuture #climatestrike

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg) on

Afeganistão

Os mulheres de Kabul, capital do Afeganistão, também se uniram pelo meio ambiente. Em seu perfil no Instagram, Greta escreveu: “Essa imagem da marcha de hoje em Kabul, no Afeganistão, é a mais poderosa que vimos até então…”

View this post on Instagram

Change is coming, whether you like it or not. Millions of people marching for the climate today. Estimates say 270’000 in Berlin. 100’000 in Hamburg. 100’000 in London. Up to 400’000 in Australia. But this image from today’s march in Kabul, Afghanistan is one of the most powerful we’ve seen so far… #climatestrike #fridaysforfuture

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg) on

Continua após a publicidade

Nova York

Em Nova York os protestos já foram iniciados. As escolas da cidade norte-americana liberou os alunos das aulas para poderem participar dos atos.

View this post on Instagram

‪School strike. Week 57. ‬ ‪New York City. #ClimateStrike #FridaysForFuture #schoolstrike4climate ‬

A post shared by Greta Thunberg (@gretathunberg) on

Leia também: Nova Iorque libera alunos de aula para protestos pelo clima

+ Os atos a favor da Amazônia pelo mundo

PODCAST – Como dialogar com as crianças e adolescentes sobre sexualidade

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.