Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Lembre-se de seus sonhos

Descubra como ativar a memória onírica e classificar seus sonhos

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 28 out 2016, 09h56 - Publicado em 7 nov 2008, 22h00

Alguns métodos podem ajudá-la
a não esquecer seus sonhos
Foto: Dreamstime

Métodos para não esquecer o sonho

Diário de sonhos: faça um esforço para anotar diariamente pela manhã o que sonhou, mesmo que se recorde apenas de uma sensação ou de ter sonhado com uma mulher, sem saber quem era. No começo, o inconsciente dará apenas pistas, até que possa oferecer mais elementos. Lembre-se: quanto mais atenção você der a seus sonhos, mais sonhará e recordará deles.

Auto-hipnose: para ajudar no processo de recordação do sonho, coloque um copo de água do lado da cama quando for dormir. Olhe para o copo e diga: amanhã, quando beber essa água, vou lembrar do que sonhei. Essa auto-indução costuma funcionar muito bem.

Incubação de sonhos: se estiver precisando tomar uma decisão ou entender uma situação, à noite, pegue um caderno e escreva a pergunta que está gerando dúvida: devo fazer isso? Escreva vários tópicos relacionados à questão, os prós e contras, por exemplo. Leia o que escreveu várias vezes. E aguarde a resposta que o sonho enviará na mesma noite.

Mesmo que você não lembre, você sonha

Algumas pessoas dizem não sonhar, mas, de acordo com a ciência, o sonho é um processo biológico e está envolvido na regulação de diversas funções do organismo. Por isso, todo mundo sonha, sem exceção. O que acontece é que muitos não se lembram do que sonharam. “Pessoas muito atarefadas, que fazem mil atividades durante o dia e vão dormir bastante cansadas não costumam se recordar do que sonharam. Há também os casos em que o bloqueio emocional para ‘ouvir’ o que o inconsciente tem a dizer é muito grande, e isso também atrapalha”, explica a terapeuta Rosane Landmann. A especialista afirma que os sonhos de quem toma remédios para dormir também podem ficar comprometidos, pois se o sono é mais pesado, a atividade mental diminui e ficará mais difícil lembrar no dia seguinte. Mas, mesmo essas pessoas também sonham, principalmente naquelas sonecas tiradas durante o dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.