Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Jornalista Júlia Guimarães fala sobre assédio sofrido na Copa do Mundo

Repórter da TV Globo está sendo muito elogiada por dar lição importante a torcedor russo que tentou beijá-la enquanto ela se preparava para reportagem

Por Da Redação Atualizado em 25 jun 2018, 19h10 - Publicado em 25 jun 2018, 12h24

Toda mulher que, infelizmente, já passou por isso sabe: é muito difícil reagir instantaneamente a um assédio sexual. A repórter Júlia Guimarães, da TV Globo, no entanto, mostrou como é possível e importante se posicionar no momento exato em que a situação acontece. “Não faz isso. Nunca mais faça isso, ok? Eu não te autorizo a fazer isso. Nunca, ok? Isso não é educado, isso não é certo. Nunca faça isso”, disse em inglês a utorcedor que tentou beijá-la enquanto ela se preparava para gravar uma reportagem na Rússia.

“A minha reação até me surpreendeu um pouco”, disse à apresentadora Ana Maria Braga em participação no Mais Você desta segunda-feira (25). Júlia contou que nunca havia passado por isso no Brasil – “por sorte”, como ela mesma ressalta –, porém essa foi a segunda vez que sofreu o mesmo ataque durante a cobertura da Copa do Mundo FIFA 2018.

“Já vi muitas colegas de imprensa sofrerem assédio e sofrerem com o machismo no nosso meio esportivo”, contou relembrando a sua participação campanha #DeixaElaTrabalhar. Lançada em março deste ano por diversas profissionais da área, ela foi criada como uma tentativa de combater o comportamento machista e desrespeitoso recorrente de torcedores homens a jornalistas mulheres. Além de beijo forçado, são comuns apalpadas na bunda e comentários degradantes.

“Eu fiquei feliz com a reação que eu tive”, disse Júlia. “Muitas pessoas sofrem assédio em todo tipo de situação, então eu espero que sirva como um exemplo de que a gente tem que reagir e não deixar passar em branco isso daí”, completou.

Após dar o seu recado, a repórter quer focar em fazer o seu trabalho sem ser interrompida e aproveitar a sua primeira vez cobrindo o mundial de futebol, um sonho antigo seu. “Agora é bola pra frente. É continuar trabalhando que a Copa do Mundo está muito especial”, finalizou.

View this post on Instagram

Ê sorriso que não sai do rosto!! Até na hora de limpar a lente da câmera ele aparece! 😁😍❤️⚽️ • • 📸 da parceira @yulinha_yulinha

A post shared by Julia Guimarães (@jujuguimaraes25) on

Continua após a publicidade
Publicidade