Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estudantes de medicina cumprem punição após foto polêmica

Grupo foi criticado por posar de jaleco fazendo gestos obscenos de calças abaixadas, além de legenda provocadora.

Por Da Redação
6 set 2017, 13h40

Em abril deste ano, um grupo de estudantes de medicina de Vila Velha, no Espiro Santo, virou assunto após posarem para foto usando jaleco e fazendo gesto que foi interpretado como apologia ao estupro. Os 12 estudantes foram investigados e agora cumprem punição pelo comportamento.

A Universidade Vila Velha (UVV) determinou que eles executem “trabalhos de responsabilidade social”, informa o G1. Em nota, a UVV informou que os alunos envolvidos reconheceram que tiveram comportamento inadequado. Além disso, eles teriam formulado um pedido de desculpas voltado à comunidade acadêmica. A instituição, no entanto, não informou como e onde os trabalhos seriam realizados.

O caso

Na imagem, o grupo aparece de jaleco, com as calças abaixadas e fazendo um símbolo de referência à vagina com as mãos.  Mulheres e profissionais da área ficaram ultrajados ao verem futuros profissionais da saúde agindo de tal maneira, o que consideraram como sendo apologia ao estupro.

Muitas mulheres, inclusive, compartilharam casos de abuso sexual cometido por médicos – reforçando a gravidade do comportamento dos alunos de Vila Velha. A escritora Elika Takimoto foi uma delas. Ela conta que, ainda na infância, um oftalmologista apagou as luzes do consultório e colocou o pênis para fora, forçando-a a colocar suas mãos nele.

Continua após a publicidade

“E quando afirmamos que todo homem é um estuprador em potencial porque não sabemos de onde pode vir o ataque somos criticadas por generalizar. Entendam: não é sobre você. É sobre como nos sentimos ameaçadas e sem saber quando e em quem confiar até mesmo nos locais que deveriam ser nosso porto seguro, como um consultório em que vamos procurando cuidados”, escreveu em seu blog.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.