Como seriam os filmes de ação se os heróis fossem, na verdade, heroínas? Se as mulheres deixassem de ser vistas como o prêmio do mocinho e o desejo do vilão e passassem a ser protagonistas de suas próprias histórias?
A GoldieBlox, fabricante de brinquedos que tem como missão o empoderamento das meninas, lançou uma campanha baseada na pergunta: “E se os heróis de Hollywood fossem mulheres?”
Em um vídeo produzido com bonecas da marca, a empresa recria cenas icônicas do cinema – desta vez estreladas por mulheres – e apresenta dados contundentes sobre o machismo na indústria cinematográfica.
Apenas 12% dos grandes filmes de Hollywood são protagonizados por mulheres. Como inspirar força e coragem em meninas que crescem rodeadas de modelos masculinos? Quase sempre objetificada e hipersexualizada, a imagem das mulheres nos filmes de ação usurpa a autonomia feminina.
Para meninas negras, a necessidade de personagens inspiradoras se torna ainda mais urgente. Isto porque apenas 1% das produções são estreladas por mulheres negras.
O papel secundário dado às mulheres nos filmes fica evidente se medido o tempo médio de aparição das personagens femininas. As mulheres aparecem nas telonas no mínimo duas vezes menos que os homens.
Assista o vídeo da campanha: