Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Bebês de mulheres presas ganham ensaio fotográfico ‘new born’

Com direito a cenários e fantasias especiais, as quatro detentas puderam registrar um momento especial e raro ao lado dos filhos

Por Da Redação
Atualizado em 18 fev 2020, 10h26 - Publicado em 28 mar 2019, 14h24

Quatro detentas do Centro Prisional Feminino de Cariacica (CPFC), no Espírito Santo, participaram de um iniciativa mais que especial. Ao lado de seus filhos, as mulheres posaram para um ensaio fotográfico no estilo new born, com direito a cenários e figurinos temáticos.

Parte do projeto “Da gestação para a vida“, a ação foi idealizada para que, apesar de estarem encarceradas, as mães não fiquem privadas da chance de viver um momento tão importante e também registrá-lo.

“Infelizmente, muitas dessas mães não poderão acompanhar o crescimento dos seus filhos. Com as fotos, as mães e a família terão como recordação imagens dos bebês nos primeiros meses de vida, fato que não seria possível pela condição de prisão. É algo para ficar eternizado”, explicou Graciele Sonegheti Fraga, diretora da unidade prisional ao G1.

+ Tá chegando: os protocolos para o nascimento do bebê real

Continua após a publicidade

De fato, a convivência entre mães detentas e seus filhos é algo breve no Brasil. A Lei de Execuções Penais garante às presas em regime fechado que permaneçam em um alojamento materno-infantil por um período mínimo de 6 meses.

Durante esse tempo, ambos recebem atendimento psicológico e assistência médica e social. Caso a unidade possua estrutura de creche, o tempo de permanência pode ser estendido até a criança completar sete anos.

É comum, porém, que antes mesmo que o bebê tenha um ano de vida, sua guarda provisória seja negociada entre o Poder Judiciário e a interna. Quando o pai da criança também se encontra preso – o que não é raro –, a guarda é concedida a algum outro familiar.

Continua após a publicidade

Tal realidade faz com que o projeto do CPFC seja muito bem recebido pelas detentas. Mayara Aparecida Wanderley é uma delas. Mãe de João Pedro, de apenas dois meses, ela disse ter sido surpreendida pela ação, pois não esperava ter esse tipo de registro do filho.

“As fotos foram feitas em cenários lindos. Tudo muito profissional. É uma recordação que vou guardar do meu filho para toda a vida”, contou emocionada.

A playlist que Harry prepara para a chegada do bebê real

Continua após a publicidade

A emoção contagia também quem está do outro lado das câmeras. Para Luana Andrioli, fotógrafa convidada, a oportunidade de ser parte da iniciativa foi gratificante.

“São pessoas que estão passando por uma situação muito difícil e contribuir com algo especial assim, levando alegria para elas, foi muito recompensador. Fiquei tão grata por realizar esse trabalho que pretendo me especializar em fotos new born. Essa experiência no presídio também ficará eternizada para mim”, disse ela.

O toque profissional do ensaio também contribuiu para aumentar a sensação de momento inesquecível. Afinal, foi a primeira vez que utilizaram os cenários e brinquedos, cedidos pela outra fotógrafa, Carla Nogueira.

Continua após a publicidade

“A gente já fazia internamente, com uma câmera que ganhamos, mas fazíamos sem o fundo colorido, sem as roupinhas diferentes. Era feito na grama, com os brinquedinhos”, explicou a diretora do presídio. “Então surgiu essa ideia de tirar o foco de sistema prisional, sem trazer essa imagem de prisão. A infância existe, mesmo aqui dentro.”

Feitas na unidade prisional, as fotos serão reunidas em CDs e entregues para as mães. A diretora Daniela Sonegheti Fraga espera que esse seja apenas o primeiro de muitos ensaios. Ela planeja não apenas atender as detentas de sua unidade, como também expandir o projeto para outros presídios.

Confira as fotos do ensaio:

Continua após a publicidade
(Luana Andrioli e Carla Nogueira/G1)
(Luana Andrioli e Carla Nogueira/G1)
(Luana Andrioli e Carla Nogueira/G1)
(Luana Andrioli e Carla Nogueira/G1)

Leia também: Mãe faz vaquinha online para salvar filho com síndrome rara

+ Bebê com Síndrome de Down faz sucesso com fantasias de herói

Siga CLAUDIA no Youtube

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.