Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

2023 foi o ano mais quente da história, e 2024 deve piorar

Pesquisa divulgada nesta semana revela recordes históricos das temperaturas entre os meses de junho a dezembro de 2023

Por Sarah Brito
Atualizado em 23 abr 2024, 07h30 - Publicado em 12 jan 2024, 09h20

Com temperaturas elevadas e desastres naturais sem precedentes, o ano de 2023 ficou conhecido por ter sido o período com a maior temperatura já vista na história do planeta Terra desde 1850, segundo o relatório divulgado nesta última terça-feira (9), pelo observatório europeu Copernicus.

O anúncio do recorde ganhou força após a divulgação dos dados coletados pela organização no último ano, que visa prever as médias e recordes de mudanças climáticas por todo o globo. 

Segundo a pesquisa divulgada nesta semana, os indicativos que confirmaram as consequências climáticas alarmantes começaram a surgir ainda no início de junho de 2023, quando os termômetros do observatório ultrapassaram temporariamente em 1,4ºC as marcas de temperaturas do período pré-industrial, conhecido por anteceder o início das  emissões de gases poluentes na atmosfera entre 1850 a 1900.

O cenário ficou ainda mais complexo quando as ondas de calor intensas foram registradas com maiores recorrências , atingindo boa parte dos territórios terrestres entre os meses de junho a dezembro de 2023, segundo o órgão.

Como consequência, a média da temperatura global para 2023 se manteve na casa dos 14,98ºC, representando um aumento alarmante de 0,17ºC em relação ao registro anterior, realizado em 2016.

A documentação divulgada pela Copernicus ainda relata que o período entre junho a dezembro de 2023 ficou marcado pela histórica sequência de quebra de recordes nas temperaturas por todo o planeta, garantindo ao  mês de dezembro o título de período mais quente da história a nível mundial.

Pôr-do-Sol em uma praia
Segundo a Copernicus, em dezembro a temperatura média para o mês foi a maior registrada na história do planeta Terra (Pexels/Reprodução)

O órgão ainda prevê que o período de 12 meses terminados entre janeiro ou fevereiro deste ano, concretizem o novo nível da temperatura terrestre, que poderá ser de 1,5ºC, excedendo a marca antes registrada no período pré-industrial e próximo do limite estabelecido por cientistas para evitar desastres naturais ainda mais graves. 

Assim como no clima, as temperaturas dos mares e oceanos também apresentaram recordes históricos em 2023. Entre abril e dezembro do ano correspondente, a temperatura média chegou a ser a maior já registrada na história para os respectivos meses. 

Os fatores climáticos e as previsões para 2024

A organização prevê que o ano de 2024 “poderá ser mais quente do que o anterior”, com a probabilidade razoável de que termine seu período com uma temperatura média superior a de 2023, ou seja, acima da média de 1,5º C apresentada como limite por pesquisadores e cientistas. 

Para conferir na íntegra o manifesto divulgado pela organização, acesse o site www.copernicus.eu/en.com e veja quais são as outras previsões climáticas para o ano de 2024.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.