PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

#juntassomosmaiores: por que você também tem que fazer parte dessa hashtag

Quer dizer, você pode fazer parte se quiser, mas a escolha é só sua ;)

Por Ju Romano (colunista)
Atualizado em 21 jan 2020, 18h30 - Publicado em 25 set 2015, 17h35
Arquivo pessoal (/)
Continua após publicidade

Antes de mais nada, eu sou muito contra segmentar qualquer coisa. Eu acho que quando você rotula um grupo, automaticamente exclui outro. Mas aí, como fazer a gorda se sentir parte da moda sem clamar por roupas plus size? Como fazer essa mulher entender que as roupas também são para ela sem colocar uma modelo ou blogueira gorda vestindo? OK. Essa etapa a gente já assimilou e passou: já temos um mercado cada vez mais quente de roupas de tamanhos grandes e de mulheres vestindo acima de 46 dando a cara a tapa em blogs e redes sociais. Qual seria o próximo passo então? 

A evolução é mostrar para a leitora que, apesar do movimento chamar plus size, ele não é isolado, nem excludente. É mostrar que o objetivo principal é fazer com que todas as mulheres sejam livres. Não só as que foram oprimidas por serem gordas, mas também as que sempre quiseram “ter as pernas alongadas”, as que gostariam de ter a “silhueta mais fina”, as que evitavam “estampas grandes que aumentam”, e por isso nunca conseguiram usar listras horizontais, top cropped, calça skinny, legging estampada, entre tantas outras peças que foram deixadas no fundo das araras e nunca tiveram chance de se tornarem objeto de expressão pessoal. 

Para incentivar essas mulheres e mostrar que o movimento a favor da aceitação corporal realmente quer juntar todas as mulheres – sem excluir as gordas ou pequenas ou baixinhas ou largas ou magras, etc – algumas blogueiras tiveram a ideia de criar uma hashtag botando à prova as regrinhas da moda que sempre oprimiram a liberdade corporal da mulher. É o movimento #juntassomosmaiores que convida todas a tirarem fotos usando uma peça “proibida” ou um look tabu e compartilhar nas redes. 

Além de provar que mulheres de diferentes biotipos podem ficar tão lindas quanto outras em um mesmo tipo de roupa, essas ações coletivas incentivam outras mulheres a olharem em novas direções: a da autoaceitação e da coragem de ousar, o que gera um sentimento de empatia coletiva. Ou seja, as mulheres só saem ganhando! 

Para as que sempre tiveram uma relação de amor e ódio com a expressão por meio das roupas ou para as que tiveram uma relação de vergonha com o corpo, esse movimento diz: minha filha, todo mundo pode usar o que quiser e você também!

Continua após a publicidade

O primeiro desafio da #juntassomosmaiores foi legging colorida ou estampada, tão temida pelas baixinhas, gordinhas, coxudas e qualquer mulher que não tivesse as coxas malhadas, duras e sem celulite, tão xingada em sites especializados em moda, tão temida pelas fashionistas… E tão divertida quando você se livra de todos esses impasses!

Arquivo pessoal
Arquivo pessoal ()

Ju Romano

Continua após a publicidade

Arquivo Pessoal
Arquivo Pessoal ()

Tamanho P | Grandes Mulheres | Hoje eu vou Assim Plus Size



Arquivo pessoal
Arquivo pessoal ()

Moda Plus Size Brasil

Bom, o próximo desafio será publicado dia 05/10 simultaneamente em todos os blogs, redes sociais e meios de comunicação que quiserem participar. O tema? LISTRAS HORIZONTAIS, as faixas mais temidas da história da moda e que não vai mais nos botar medo. Fica aí o convite para você montar o seu look com elas e mostrar como é a sua forma de se expressar visualmente por meio das listras. Ah! Só não esquece de colocar a hashtag #juntassomosmaiores para outras mulheres se inspirarem também!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.