Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

H&M publica foto racista e The Weeknd desfaz parceria com a marca

A marca pediu desculpas e chegou a tirar de todas as suas lojas o produto referente à polêmica.

Por Júlia Warken
Atualizado em 17 jan 2020, 10h27 - Publicado em 9 jan 2018, 10h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A H&M, gigante internacional de fast fashion, publicou em seu site uma imagem de muito mau gosto. Na foto, um menino negro aparece vestindo um moletom em que se lê “Coolest monkey in the jungle” – que em tradução livre seria “O macaco mais cool da floresta”.

    Publicidade

    Frente ao conteúdo racista, o colunista do The New York Times, Charles M. Blow, criticou a marca através do Twitter e ascendeu o debate. “@hm, vocês perderam a cabeça?!?!?”, publicou ele na última segunda-feira (8).

    Publicidade

    Fazendo uma comparação entre as peças da coleção, um outro usuário do Twitter explicou resumidamente por que a campanha é ofensiva – já que, como sempre, muita gente acredita que tudo isso não passa de ~mimimi~.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    “Então a criança negra usa o moletom da H&M dizendo ‘O macaco mais cool da floresta’ e a criança branca veste o que diz ‘Especialista em sobrevivência’. Isso é mais do que nojento. É uma projeção do pensamento neocolonial”.

    Em meio às manifestações a respeito da imagem, o rapper The Weeknd declarou que não voltará a trabalhar com a H&M – recentemente ele colaborou na elaboração de uma coleção cápsula da marca. “Acordei hoje de manhã chocado e envergonhado por essa foto. Me sinto muito ofendido e eu não vou mais trabalhar com a @hm…”.

    Continua após a publicidade

    Em resposta, a H&M deu uma declaração ao The Washington Post pedindo desculpas pelo ocorrido.

    “Nós sentimos muito pelo fato de essa foto ter sido feita, e também nos arrependemos de tê-la publicado. Sendo assim, nós não apenas removemos a imagem dos nossos canais, como também as peças desse produto nas lojas do mundo todo. Obviamente as nossas diretrizes não foram seguidas corretamente. Não há a menor dúvida quanto a isso. Nós vamos investigar o motivo pelo qual isso aconteceu para impedir que esse tipo de erro volte a ocorrer”. 

    Publicidade
    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.