Revelações sobre Princesa Diana dividem opinião pública inglesa
Os documentários revelam segredos sobre sua relação com Príncipe Charles e o truque de sua clássica pose para sair sempre bem em fotos.
Os segredos da vida de princesa Diana e seu casamento com Charles são assuntos que costumam interessar bastante o público por diversos motivos, mas o principal é porque ela sempre foi uma mulher misteriosa e que não era tão aberta à imprensa.
Com diverso documentários destinados à revelar alguns segredos da princesa, os últimos que vieram à tona trouxeram o motivo de ter criado sua pose característica, além da relação atribulada com Príncipe Charles.
Segundo Dickie Arbiter, antigo secretário real da Rainha Elizabeth e do casal Charles e Diana, a princesa criou sua clássica pose – rosto inclinado para baixo com apenas um lado mais elevado e um sorriso – para não evidenciar seus ângulos marcantes e seu nariz proeminente. “Diana não era bonita, ela era atraente”, explica ao documentário Diana and the Paparazzi, da Quest Red, sobre sua relação com a mídia. “Era necessário fotografá-la no ângulo certo, porque ela tinha um nariz evidente”.
leia mais: Revelações sobre Princesa Diana dividem opinião pública inglesa
A mãe de William e Harry tinha uma relação conturbada com a mídia, que documentava cada passo que dava, querendo ou não e o documentário traz todos seus momentos em frente às câmeras, desde quando primeiro falou com a imprensa, até sua trágica morte. “Eu acho que a Diana era tão fascinada com a imprensa, quanto eles eram com ela”, comentou Arbiter.
A exibição da produção Diana: In Her Own Words, causou um furor ainda maior do que a citada previamente, porque continha revelações da vida sexual dela e de Charles gravadas em fitas. Uma das maiores audiências do Channel 4, o documentário ainda causou frisson no Twitter.
As fitas foram gravadas por seu treinador de fala durante suas aulas entre setembro de 1992 e dezembro de 1993 no Palácio de Kensington. A princesa falou abertamente e sem formalidades sobre seu namoro e casamento com o Príncipe de Gales e sua vida sexual “bem estranha”. As gravações foram descobertas pela Scotland Yard.
Leia mais: 13 declarações comoventes de William e Harry sobre Princesa Diana
A Internet reagiu:
“Príncipe Charles agora”
Outros telespectadores falaram que o canal estava sendo desrespeitoso e intrusivo por mostrar as fitas.
“Eu não acredito que o Channel 4 teve a coragem de mostrar estas fitas privadas da Diana. Isso é muito disrespeitoso para com sua família e memória”, tweetou.
Apesar de algumas fitas já terem sido mostradas nos Estados Unidos em 2004 pelo canal NBC, esta foi a primeira vez que as revelações tiveram uma platéia britânica e, mesmo com feedbacks negativos, o canal teve uma de suas maiores audiências da história, porque até quem não concordava com a exibição, não conseguia não assisti-la.
“Sinto como se estivesse escutando uma conversa que eu não deveria estar ouvindo, mas não consigo desligar”.
Nas fitas, é possível ouvir Diana dizendo que tinha se encontrado com Charles apenas 13 vezes antes de ficar noiva e como após confrontar o marido sobre o affair que viveu com Camilla, ele disse que se recusava “a ser o único Príncipe de Gales que nunca teve uma amante“, entre outras revelações inéditas.