Vestido de casamento da princesa Beatrice ganha exposição em Windsor
Além da peça, também estão em exibição os sapatos Valentino usados pela noiva e uma réplica de seu buquê
Dois meses após o casamento da princesa Beatrice com o italiano Edoardo Mapelli Mozzi, o vestido usado pela noiva em seu grande dia se tornou parte de uma exibição organizada no Castelo de Windsor. Nesta quinta-feira (24), antes de sua abertura ao público, a própria integrante da realeza foi rever a peça na mostra.
Criado em 1960 e originalmente da Rainha Elizabeth, o vestido de tafetá foi emprestado de última hora para o casamento de Beatrice por conta de um pedido da princesa. A peça foi criada pelo estilista Norman Hartnell, também responsável por confeccionar o vestido de noiva da monarca.
A primeira vez que o vestido foi usado pela Rainha foi em 1961, durante um jantar de Estado na Embaixada Britânica em Roma. Ela voltou a usá-lo em 1962, na estreia londrina do filme Lawrence da Arábia, e quatro anos depois, em 1966, na Abertura do Parlamento.
Além da peça, também compõem a exposição os sapatos Valentino usados por Beatrice em seu casamento e uma réplica de seu buquê. Apenas a tiara de diamantes da Rainha Mary – usada por Elizabeth em seu próprio casamento, em 1947 – ficou de fora da exibição.
Na época do matrimônio da princesa, uma fonte revelou à People que a tiara, que seria, “indiscutivelmente a mais sentimental peça emprestada pela Rainha até então”, havia sido especialmente guardada pela Majestade para a neta. “Sempre foi reservada para ela, pois as duas são excepcionalmente próximas.”
Beatrice não é a única noiva da família real a ter seu vestido de noiva exibido ao público. Tanto sua irmã, a princesa Eugenie, quanto Meghan Markle tiveram suas peças expostas em Windsor, enquanto o modelo Alexander McQueen de Kate Middleton ficou no Palácio de Buckingham.