Clique e assine com até 75% de desconto

3 personagens que você precisa relembrar de Fernanda Montenegro

Em uma homenagem ao aniversário da atriz, CLAUDIA relembra personagens incríveis vividos pela atriz

Por Natalia Maruyama Atualizado em 17 fev 2020, 12h37 - Publicado em 16 out 2019, 18h06

Fernanda Montenegro, uma das atrizes mais importantes para a televisão, teatro e cinema brasileiros completa hoje 90 anos. Ela é um ícone e uma das mulheres que mais se doou em seu trabalho.

Não perca o que está bombando nas redes sociais

A atriz tem mais de 80 trabalhos em televisão e cinema e, além disso, foi a única brasileira indicada ao Oscar em categoria de atuação. Fernanda também foi a primeira a ganhar um prêmio Emmy como melhor atriz e tem personagens incríveis que marcaram muitas novelas, minisséries e centenas de peças de teatro.

A equipe de CLAUDIA reuniu alguns trabalhos marcantes de Fernanda Montenegro que você precisa relembrar. Confira:

A muralha

Reprodução
Reprodução/Reprodução

A telenovela foi produzida e exibida pela RecordTV, com 15 capítulos exibidos duas vezes por semana ao vivo. Baseada no livro A Muralha, lançado pela escritora Diná Silveira de Queirós, foi a primeira telenovela escrita por Ivani Ribeiro. Fernanda Montenegro participou de duas produções, a de 1954 e de 1968. Na primeira ela interpretou o papel de Ana Cardoso e na segunda, de Cândida Olinto.

Eles não usam Black-Tie (1981)

Personagens inesquecíveis de Fernanda Montenegro
Reprodução/Reprodução

O filme brasileiro foi dirigido por Leon Hirszman, com fotografia de Lauro Escorel e baseado na peça Eles não usam black-tie, de Gianfrancesco Guarnieri. A trama retrata um movimento grevista que se inicia em uma empresa. Um operário, preocupado com sua namorada grávida, decide se casar e, para não perder o emprego, resolve furar a greve, que é liderada por seu pai. Assim inicia-se um conflito familiar que se estende às assembleias e piquetes. Fernanda interpretou o papel de Romana, a mãe do jovem operário.

Continua após a publicidade

A hora da estrela (1985)

Reprodução
Reprodução/Reprodução

Do gênero drama, o filme dirigido por Suzana Amaral foi adaptado do romance homônimo de Clarice Lispector. A trama conta a história de Macabéa, uma nordestina de dezenove anos, orfã de pai, mãe e da tia que a criou, que vai para o São Paulo ser datilógrafa. Ela vai morar numa pensão e tem uma vida sem muitas emoções, pois é indiferente a elas. Conhece Olímpico de Jesus e os dois começam a namorar. Porém a relação não se sustenta e Olímpico acaba trocando Macabéa, a quem chama de “cabelo na sopa”, por Glória, colega de trabalho da ex-namorada, que, por recomendação de sua cartomante, rouba o namorado de Macabéa. Glória, então, recomenda-lhe sua cartomante (Fernanda Montenegro), para que se sinta melhor, e Macabéa decide ir. A cartomante diz à garota que sua vida irá mudar repentinamente: seu ex-namorado a pedirá de volta, ela ganhará uma grande fortuna e se casará com um gringo lindo que se apaixonará por ela. Macabéa fica entusiasmada, mas quando sai na rua é atropelada por uma Mercedes.

Confira outras fotos incríveis de Fernanda Montenegro:

90 anos de Fernanda Montenegro
Acervo CLAUDIA | Editora Abril/Reprodução
90 anos de Fernanda Montenegro
Acervo CLAUDIA | Editora Abril/Reprodução
90 anos de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro maquiada para uma cena da novela “Guerra dos Sexos”, da Rede Globo. Acervo CLAUDIA | Editora Abril/Reprodução
90 anos de Fernanda Montenegro
Fernanda Montenegro, atriz. Acervo CLAUDIA | Editora Abril/Reprodução
90 anos de Fernanda Montenegro
Acervo CLAUDIA | Editora Abril/Reprodução

Leia também: Suposto novo affair de Thiaguinho revela como conheceu o cantor

Giulia Gam é internada no Rio de Janeiro

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?

Continua após a publicidade
Publicidade