“Fico impressionada com a quantidade cada vez maior de objetos, móveis ou restos deles sendo descartados em caçambas e lixeiras espalhadas pela cidade onde moro, Curitiba. Às vezes, penso que daria para decorar uma casa inteira com o que se acha jogado por aí! Bastaria um pouco de vontade e criatividade. Uma noite, caminhando pela rua, resgatei uma estrutura metálica cromada que estava abandonada na calçada. A peça encontrava-se em boas condições, só precisava de um belo tampo para virar um aparador. Serviço feito, ela ganhou destaque na minha sala.”
De volta à vida com madeira e tinta
❚ Na medida exata da estrutura (no caso, 68 x 25 cm), corte um painel pronto de pínus. depois, passe nele uma lixa fina (n° 220) para deixar a superfície lisinha e, em seguida, limpe bem com pano seco.
❚ O tampo ganhou charme com a mescla de pintura lisa e estampa feita com estêncil – molde vazado com desenhos, que pode ser confeccionado ou comprado pronto. para fazer igual, delimite com fita crepe a área destinada à faixa lisa e pinte com rolinho. deixe um trecho sem tinta e use o estêncil para tingir o restante.
❚ Como o molde usado mede apenas 21 x 17 cm, foi preciso repetir o processo até completar a extensão desejada. Atenção: a aplicação do spray deve ser feita com delicadeza para evitar borrões no desenho. outras dicas importantes: espere a tinta secar a cada nova etapa para não correr o risco de manchar. e forre a área já pintada com papelão ou plástico para que não haja respingos no trabalho finalizado ao executar o passo seguinte.
❚ Por fim, fixe o tampo na estrutura. A que foi utilizada aqui já contava com orifícios para encaixar os parafusos.
Fotos: Alessandra Okazaki