Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

10 atitudes para manter a casa em ordem

O segredo para conservar o lar arrumado, segundo especialistas, é adotar hábitos e medidas simples que prometem fazer a diferença no dia a dia. Confira

Por Texto: Letícia de Almeida Alves
Atualizado em 19 fev 2020, 11h58 - Publicado em 11 set 2017, 16h28

1. Desapegue com leveza
Não tem jeito – para organizar de verdade uma casa, é preciso deixar ir o que não faz mais sentido. E que tal misturar desapego e diversão? Os americanos Ryan Nicodemus e Joshua Fields, do site The Minimalists, propõem um jogo em que a pessoa se desfaz de um objeto no primeiro dia, dois no segundo e assim por diante, totalizando 496 itens ao final de 31 dias, desafiando um amigo ou familiar a fazer o mesmo. O objetivo parece alto? Tente pelo menos um item por dia. “Se desfaça de aparelhos sem conserto, roupas que não servem mais ou objetos sem chance de um bom uso”, aconselha a designer de interiores Mariane Cunha,de São Paulo.
2. O que te faz feliz?

()

Esse é o lema da guru da organização, a japonesa Marie Kondo, que criou o método KonMari, descrito de forma detalhada no livro Isso Me Traz Alegria – Um Guia Ilustrado da Mágica da Arrumação (Ed. Sextante). A ideia é manter somente o que nos traz genuína felicidade, afinal, não se trata apenas de jogar coisas fora. Outra dica é fazer essa filtragem não por cômodos, mas por itens, nesta ordem: roupas, livros, papéis, miudezas e, por último, itens de valor sentimental, em que o apego fala mais alto e pode afetar o processo.
3. Faxina setorizada

(Foto Luis Gomes)

Reunir em cestos plásticos os produtos utilizados na limpeza de cada cômodo ajuda muito a manter tanto o armário da lavanderia quanto a casa organizados. “Quando for limpar o banheiro ou os quartos, basta levar o cesto referente, sem perder tempo procurando os produtos. Algum ambiente pode exigir dois ou mais cestos, mesmo assim, eles estarão em ordem”, ensina a arquiteta carioca Leila Dionizios.
4. Caixa de pandora

(Marco Antônio/Minha Casa)

Nada de sair para comprar caixas organizadoras antes de eliminar o que deve ser descartado. Senão, elas vão inevitavelmente acabar se transformando em depósitos de coisas com as quais você não quer lidar.

5. Um apoio na entrada
Para evitar espalhar bagunça pela casa, instale um nicho ou aparador próximo à porta. “O objetivo é que aquele local reúna itens de uso cotidiano que precisamos ter à mão como bolsa, chave, correspondência, celular, carteira, guarda-chuva e sacola de mercado”, indica a organizadora Talita Melo,de São Paulo.
6. Arrume todo dia

(Luis Gomes)

O método Declutter, criado pela americana Marla Cilley, tem o intuito de incluir tarefas curtas e diárias na rotina, até o hábito da organização se tornar natural. “Ao final de cada dia, passe por todos os cômodos da casa, recolha o que não pertence àquele espaço e devolva ao lugar de origem. Levará apenas 15 minutos”, exemplifica a especialista em organização Arlete Roschi, de São Paulo. “Pratique o hábito de guardar suas roupas diariamente, sem acumular as peças na poltrona do quarto”, acrescenta a personal organizer paulistana Adriana Saade.
7. A linguagemdo closet

(Foto Carlos Piratininga)

Deixe as roupas que você usa com mais frequência juntas, de preferência com acesso na mesma porta do armário. “Assim, não é preciso ficar abrindo e fechando várias portas para encontrar cada peça”, enfatiza a arquiteta Barbara Dundes, de São Caetano do Sul, SP. Uma maneira simples de saber quais roupas não estão em uso é virar a posição do cabide a cada item usado. Com o tempo, cabides intocados indicam o que pode ser doado ou realocado.
8. Home office eficiente

Home office caprichado

Com cada vez mais pessoas trabalhando em casa, o home office merece atenção. “Um armário com prateleiras e um gaveteiro garantem bancada livre e ambiente clean”, diz a arquiteta Débora Durigon, de São Paulo. Para não acumular itens sobre a mesa, ao final de cada dia devolva cada um ao seu lugar.
9. Listas de tarefas
Elas ajudam a priorizar as ações que devem ser feitas com mais urgência, bem como ordenam melhor as missões rotineiras, como a faxina ou as idas ao supermercado.
10. Consumo sob controle
Não adianta se desapegar de 10 pares de sapatos e comprar outros 10, certo? Será uma perda de tempo organizar se você pretende apenas substituir coisas velhas por novas. Marque um dia na agenda e se comprometa a interromper o fluxo do acúmulo.

(marcos lima)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.