Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Música de Lady Gaga no Oscar é trilha de documentário sobre violência sexual

"'Til It Happens to You" é tema do documentário “The Hunting Ground”, que aborda a violência sexual nas universidades.

Por Júlia Warken
Atualizado em 12 abr 2024, 08h24 - Publicado em 15 jan 2016, 13h24
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em setembro Lady Gaga nos emocionou MUITO com a letra e o clipe de “Til It Happens to You”, que trata de um assunto urgente: a violência sexual dentro das universidades. De cara o vídeo já avisa que cenas fortes estão por vir e ao final vem a informação revoltante: 1 em cada 5 garotas será vítima de abuso dentro das faculdades americanas, a menos que algo seja feito a respeito.

    Publicidade

    A canção foi escrita por Gaga e Diane Warren para o documentário “The Hunting Ground”, que denuncia a falta de seriedade com que crimes sexuais são tratados dentro das universidades. Segundo o filme, as instituições de ensino negam-se a enfrentar o assunto por medo de terem sua reputação manchada. E os crimes são varridos para baixo do tapete.

    Publicidade

    O filme reúne depoimentos de especialistas e de vítimas, além de números alarmantes sobre o problema. Algumas garotas declaram que inclusive foram ameaçadas pelas universidades por terem dado queixa à polícia.

    Infelizmente o documentário passou longe de ser indicado ao Oscar, mas o sucesso de “Till It Happens to You” está fazendo com que o filme – e o problema que ele traz à tona – seja conhecido. A música também concorreu ao Grammy de Melhor Canção Composta Para Mídia Visual.

    Publicidade

    Como ocorre em todas as cerimônias do Oscar, certamente Lady Gaga irá apresentar a canção no palco e a gente já prevê esse como um dos momentos mais emocionantes do próximo dia 28 de fevereiro! Meses atrás, a cantora resolveu falar abertamente sobre o estupro que ela sofreu na adolescência e declarou: “O que eu espero com a música e com o documentário é que nós possamos ajudar as pessoas a se sentirem amadas depois do que aconteceu”.

    Continua após a publicidade
    Kevin Winter/Getty Images
    Kevin Winter/Getty Images ()

    Toda a atenção é válida para esse problema revoltante, que não se limita só aos Estados Unidos. Uma recente pesquisa realizada pelo Instituto Avon e Data Popular revelou o quanto a violência contra a mulher está presente também nas faculdades brasileiras. O estudo ouviu 1.823 universitários (mulheres e homens) e revelou que 56% das entrevistadas afirmaram já ter sofrido assédio sexual no campus onde estudam. Dentre os homens, 38% admitiu já ter cometido algum tipo de violência contra mulher (desde cantadas ofensivas até estupro). E mais: 27% dos universitários acredita que abusar de uma mulher bêbada não é violência.

    Publicidade

    Sim, você leu certo: 27% dos homens brasileiros com acesso ao ensino superior acredita que está tudo certo em forçar uma mulher a transar, caso ela tenha bebido além da conta. Um em cada quatro. Ainda restam dúvidas sobre o quanto esse assunto é urgente? Nas universidades, no trabalho, no transporte público, dentro de casa… Não vamos parar de falar a respeito, não vamos parar de fazer escândalo. Porque precisa mudar e já passou da hora!

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.