Você usa “hahas”, “hehes”, emojis ou LOL para mostrar a sua risada no Facebook?
O Facebook divulgou os resultados de um estudo que fez no final de maio deste ano para descobrir como as pessoas dão risada na rede social.
O estudo constatou que o uso do “haha” é o mais usado pelas pessoas, com 51,4% de todos os risos no site. Em seguida, vêm os emojis de risada, com 33,7% e “hehe” (e variantes) fecha o pódio com 13,1%. Já a expressão “lol”, que quer dizer algo como “muitas risadas”, só apareceu em 1,9% dos textos analisados no estudo.
A pesquisa ainda descobriu que 15% das pessoas com acesso à rede utilizam risadas em posts ou comentários pelo menos uma vez por semana. O Facebook afirmou que utilizou um mecanismo de avaliação de posts sem identificação para a pesquisa – ou seja, tiveram acesso ao conteúdo publicado, mas não às pessoas que realizaram o compartilhamento.
E um dos grandes destaques é: se você usa “lol” pode estar “velho” demais. Agora é a vez do “hahaha”.
De acordo com o Facebook, a idade, o sexo e a localização geográfica interferem na escolha do tipo de riso e no tamanho dele. Pessoas jovens e mulheres no geral preferem utilizar um emoji para se expressar, enquanto os homens escolhem o “hehe”. Antes bastante popular na internet, o “lol” é a escolha de um grupo de usuários mais velhos. Veja os gráficos abaixo:
A pesquisa analisou também quantas vezes as pessoas riem na internet. 46% dos usuários deram uma única risada em uma semana e 85% riram cerca de uma vez por dia. A variação das expressões também foi medida: 52% das pessoas parecem ter um estilo favorito, sem variações.
Estes foram os “emojis” de risada considerados pela pesquisa: