Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ela foi a única mulher ‘imune’ ao charme de James Bond

A atriz Honor Blackman, estrela de 007 contra Goldfinger, faleceu hoje (06) aos 94 anos

Por Ana Claudia Paixão
Atualizado em 6 abr 2020, 17h52 - Publicado em 6 abr 2020, 16h10

Ela será sempre conhecida pelos fãs de 007 como Pussy Galore, a piloto de aviões que deu uma surra em James Bond no filme Goldfinger.  A atriz Honor Blackman faleceu hoje (06), em Londres, por causas naturais, aos 94 anos.  “Ela faleceu em paz, cercada por sua família”, diz a nota.

A atriz não se importava por ser eternizada como Pussy Galore, mas fez campanha aberta contra duas caraterísticas da franquia do espião inglês: a idade das namoradas do personagem e o fato de serem chamadas de ‘Bond Girls’. Ela odiava isso, “são mulheres e atrizes”, reclamava. Por isso, não a ofenderemos aqui e ressaltamos que, como Pussy Galore, Blackman quebrou um paradigma importante na sua época: até hoje foi a parceira mais velha de James Bond em toda a franquia (ela tinha 39 anos na época).

Muitos puristas se queixam que o homossexualismo da personagem (claro nos livros)  tenha sido disfarçado no longa. A única menção é quando ela alerta a Bond que é “imune” ao chame do espião. Sem fugir do clichê, como tradição Galore acaba se rendendo à sedução clássica de 007.  Não antes de bater nele, claro.  Ela é uma das personagens mais icônicas de todos os filmes de James Bond

(Rosie Greenway/Getty Images/Getty Images)

Honor Blackman era famosa na Inglaterra além de 007, ela também apareceu em Avengers (série de sucesso nos anos 60) e peças teatrais.  Politizada, atlética e engajada, Black tinha uma voz rouca e uma beleza que a destacaram em seus papéis.  Na Inglaterra era conhecida pela dicção perfeita do inglês, mas também por não levar desaforo para casa.  Faixa marrom de judô, ela saiu de casa aos 17 anos quando o pai deu um tapa por vê-la maquiada. Ela retribuiu a agressão. Não foi a primeira vez que se impunha frente aos homens.

Continua após a publicidade

“Quando eu tinha 11 anos nocauteei dois meninos que estavam assediando meu irmão mais novo”, ela contou em uma entrevista. “Não suporto agressores. Minha mãe ficou horrorizada, mas eles tinham que aprender”, ela disse.

Seu primeiro marido era 13 anos mais velho e o casamento durou oito anos (“repleto de muito ciúmes”).  “Naquele tempo seu marido estava sempre certo. Demorei para entender que eu era mais capaz do que alguns dos homens que conheci”, Blackman contou.

(Express/Getty Images/Getty Images)

A química com Sean Connery em Goldfinger sugeriu para muitos fãs na época que algo a mais poderia ter acontecido, mas a atriz negou.  “Ele era ótimo e o homem mais sexy que conheci, mas embora tentador eu fui fiel ao meu marido”, ela riu tempos depois.

Continua após a publicidade

Ela negou a honra de receber o título de ‘Dame’, pela Rainha. “Eles te oferecem o título e você pode recusar. Ficaram muito chocados quando eu recusei, mas como sou republicana seria muito hipócrita da minha parte aparecer no Palácio”, ela explicou.

Aos 70 anos ela foi diagnosticada com câncer de mama, mas foi curada depois de fazer tratamento. De arrependimentos, ela lamentava não ter feito muito Shakespeare no teatro.

A atriz foi homenageada na conta oficial de 007. “Ela era um talento extraordinário e um amado membro da família Bond”, diz o post.

View this post on Instagram

“Today we mark the passing of a film icon, Honor Blackman who shall forever be remembered as Pussy Galore in Goldfinger. She was an extraordinary talent and a beloved member of the Bond family. Our thoughts are with her family at this time.” Michael G. Wilson and Barbara Broccoli.

A post shared by James Bond 007 (@007) on

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.