Outubro Rosa: Revista em casa por 9,90
Continua após publicidade

O que é entremet? Aprenda receitas para receber as visitas

Chef e confeiteira explicam os segredos para fazer o doce da culinária francesa em casa

Por Jonathan Pereira
Atualizado em 18 out 2024, 12h58 - Publicado em 17 out 2024, 12h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba
    Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba (Divulgação/Divulgação)

    Sabe aquela sobremesa de encher os olhos na vitrine de padarias e docerias, que quando você morde encontra camadas de sabor e textura? É o entremet, doce da confeitaria francesa que cada vez mais vem ganhando o paladar do brasileiro. Mas será que é difícil fazer em casa?

    CLAUDIA ouviu a chef pâtisserie Isabela Honda, que inaugura este mês a Joya Boulangerie, em São Paulo, e a confeiteira Tássia Magalhães, da boulangerie Mag Market, para revelar os segredos para preparar a entremet em casa.

    O que é entremet?

    Tássia explica qual é a marca do doce. “Entremet é uma sobremesa gelada cuja característica principal é ter várias camadas, e com várias texturas. Geralmente é finalizada com uma glaçagem (coberta com uma camada brilhante e lisa)”.”Um bom entremet é caracterizado pelo equilíbrio entre texturas e sabores. Ele deve ter camadas distintas, com acabamento e visual impecáveis. A decoração desperta o desejo de provar, e as camadas diferentes criam uma experiência única”, complementa Isabela.

    A chef pâtisserie acredita que o interesse por Entremet tem crescido no Brasil porque os consumidores estão em busca de experiências gastronômicas sofisticadas – e os formatos chamam a atenção. “Com as redes sociais, a confeitaria francesa se popularizou e esse doce se tornou uma maneira de trazer a alta confeitaria para um público maior”.

    Como fazer entremet?

    Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba
    Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba (Divulgação/Divulgação)

    É importante pensar na base e nos recheios. “São utilizadas bases com mais estrutura para suportar as camadas mais delicadas. A escolha da base deve complementar o recheio. Por exemplo, uma mousse mais leve vai bem com uma base mais crocante, ou um recheio mais denso funciona melhor com uma base mais macia. É preciso ter uma harmonização entre as texturas”, diz Isabela.

    Ela cita como as bases mais comuns para Entremet pâte sablée (massa usada principalmente para fazer tortas doces e biscoitos), sablé breton (massa amanteigada de biscoito) e croustillant praliné (combinação de açúcar com amêndoas ou avelãs, que são torradas e caramelizadas).

    Continua após a publicidade

    “O entremet demanda precisão, cuidado e planejamento em cada etapa do preparo. É uma experiência sensorial completa, que une técnica, sabor e apresentação”, observa Tássia, que recomenda, para quem quer ir além do chocolate, usar nas camadas ingredientes como cereja, maracujá, limão e iogurte, por exemplo. “Gosto de utilizar no máximo 5 elementos. Acho que assim a construção fica completa”.

    A chef da Joya afirma que frutas são excelentes escolhas, pois trazem um frescor que equilibra o doce. “O maior cuidado ao trabalhar com frutas é controlar a umidade, para que ela não interfira nas outras camadas. Também uso muito oleaginosas. Não há um limite de camadas, entre 4 e 6 é uma boa média. O segredo está em garantir que cada camada esteja na temperatura certa antes de adicionar a próxima, para garantir a definição de cada uma”.

    A glaçagem exige alguns cuidados: deve ser aplicada com movimentos rápidos e contínuos, para evitar falhas no acabamento. “Ela tem que ficar bem espalhada e sem bolhas de ar. A entremet precisa estar completamente congelada e a glacagem, morna, entre 30°C e 34°C”, aconselha a confeiteira.

    Finalização

    A finalização de um entremet deve ser minimalista e elegante, explica Isabela. “Detalhes como flores comestíveis, frutas frescas e decorações com chocolate adicionam sofisticação e mantêm o visual delicado”. Caso queira dar um aspecto aveludado, a recomendação de Tássia é a pulverização, feita com manteiga de cacau e chocolate.

    Está pronta para ir para a cozinha preparar? Ouça o conselho da confeiteira da Mag Market. “Uma dica para quem deseja se aventurar é ter paciência para alcançar um resultado impressionante”.

    Continua após a publicidade

    Aprenda receitas de entremet:

    Entremet Urso de Chocolate

    Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba
    Entremet Urso de Chocolate, da confeiteira Anna Cury, de Curitiba (Divulgação/Divulgação)

    Ingredientes

    Cremoso de Chocolate

    Nutella Crocante

    Brownie de Chocolate

    Cobertura e Decoração

    Modo de preparo

    Cremoso de Chocolate

    Coloque a água em um recipiente, adicione o pó da gelatina, reserve e deixe hidratar. Bata as gemas com a glucose de milho com um mixer ou na batedeira, até agregar, esbranquiçar e formar um creme fofo.

    Aqueça o leite e o creme de leite em uma panela até quase começar a fervura (pequenas bolhas de fervura se formarão em volta da panela). Desligue e adicione o chocolate. Mexa com um fouet até formar uma ganache. Ainda com a mistura quente, aproximadamente em 50ºC, adicione a gelatina hidratada. Utilize o mixer para deixar tudo bem homogêneo.

    Acrescente as gemas batidas com um fouet. Assim que todos os ingredientes estiverem incorporados, coloque um plástico filme por cima e deixe na geladeira por uma noite. No dia seguinte, o cremoso de chocolate vai ficar firme e bem estabilizado para a montagem.

    Nutella Crocante

    Misture o creme de avelã com o Ovomaltine até ambos formarem um creme bem crocante. Reserve esse creme crocante em um saco de confeiteiro.

    Brownie de Chocolate

    Em um recipiente que possa ir ao micro-ondas, coloque o chocolate e a manteiga. Derreta os dois juntos, colocando de 20 em 20 segundos e mexendo nas pausas. Assim que ambos estiverem derretidos, adicione o açúcar e mexa bem com um fouet. Assim que a mistura não estiver mais tão quente, incorpore os dois ovos, mexendo sempre.

    Continua após a publicidade

    Por último, adicione a farinha e o cacau com uma peneira para não ficar grumos. Coloque em uma assadeira grande, unte com manteiga e cacau, ou coloque papel manteiga. Deixe a massa com apenas 1,5cm de espessura na assadeira (como o brownie será a base do entremet, precisa ser fino).

    Deixe no forno a 180ºC por 12 minutos. O brownie precisa estar sequinho por fora, mas com seu interior úmido. Assim que retirar do forno, espere esfriar e corte-o do tamanho da base da forma de entremet.

    Montagem

    Com uma forma de entremet meia esfera, monte as camadas do urso: retire o cremoso da geladeira e coloque na batedeira. Bata até ficar bem cremoso e agregar ar. Coloque então 4 colheres de sopa em cada cavidade da forma. Com a ajuda da colher, espalhe o cremoso em toda a cavidade, pegando o fundo e as laterais da forma.

    Coloque o creme crocante no saco de confeiteiro e faça um furo médio na ponta. Aplique o crocante no centro da cavidade, deixando apenas espaço para o brownie (o cremoso continua na base e nas laterais da forma).

    Pegue o brownie que já está cortado do tamanho da base da forma de entremet e use-o para fechar todas as cavidades. Coloque a forma no freezer por pelo menos 6 horas, até congelar todo o entremet.

    Continua após a publicidade

    Cobertura e Decoração

    Derreta o chocolate e o óleo de coco no micro-ondas de 20 em 20 segundos. Retire o entremet congelado das cavidades e, com o auxílio de um palito de churrasco, espete-o na base, mergulhando rapidamente no chocolate.

    Banhe todos os entremets. Assim que secar, use a criatividade com a pasta americana, fazendo os olhos em formato redondo, de coração, como preferir. Para as orelhas do urso, basta colocar duas gotas de chocolate nas laterais.

    *Receita da confeiteira Anna Cury, cedida pelo Bee.O Café, do chef Lenin Palhano.

    Entremet de iogurte

    Entremet de Iogurte, da chef Tássia Guimarães
    Entremet de Iogurte, da chef Tássia Guimarães (Tati Frison/Divulgação)

    Ingredientes

    Mousse de Iogurte

    Base

    Glaçagem

    Crocante branco

    Modo de preparo

    Mousse de iogurte

    Hidrate a gelatina e reserve. Derreta o chocolate branco e misture ao iogurte. Derreta a gelatina e adicione ao creme. Bata o creme de leite em picos médios e junte ao creme.

    Base

    Misture todos os ingredientes, deixando o ovo por último. Abra a massa com 4mm de espessura e corte com o cortador redondo. Congele e leve para assar a 170°C por 8 minutos.

    Continua após a publicidade

    Glaçagem

    Hidrate a gelatina e reserve. Aqueça a água, a glucose e o açúcar até 105°C e despeje sobre o chocolate branco e o leite condensado.

    Misture e adicione a gelatina derretida. Deixe descansar na geladeira com plástico filme em contato. Para usar, aqueça aos poucos no micro-ondas e utilize quando estiver por volta de 30ºC a 32°C.

    Crocante branco

    Tempere o chocolate e adicione a pâte feulletine. Despeje e arrume uma camada fina sobre o silpat. Assim que endurecer, corte em pedaços pequenos.

    *Receita da chef Tássia Magalhães, cedida pela Mag Market

    Assine a newsletter de CLAUDIA

    Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

    Acompanhe o nosso Whatsapp

    Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

    Acesse as notícias através de nosso app 

    Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 9,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.