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Salvatore Loi inaugura novo restaurante com cardápio italiano no Eataly

Com funcionamento durante almoço, happy hour e jantar, Giro Ristobar aposta numa cozinha aberta e de clássicos e releituras italianas

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 out 2023, 09h06 - Publicado em 4 out 2023, 09h57
Nhoque de Batata - Giro Ristobar Eataly
O nhoque de batatas ao molho caprese, tomates e muçarela de búfala é uma das opções de principais (Marina Marques/CLAUDIA)
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Inaugurado no finalzinho de setembro deste ano, o Giro Ristobar é o mais novo restaurante do chef Salvatore Loi, italiano radicado no Brasil.

A casa fica instalada dentro do Eataly, complexo gastronômico italiano que conta com sua unidade brasileira em São Paulo, mas tem funcionamento independente ao mercado.

No menu estão receitas clássicas da Itália, mas também preparos autorais. Segundo o chef, a casa “será um pedacinho da Itália em São Paulo, com uma gastronomia italianíssima sem ficar preso ao clássico”. Além disso, o empreendimento é de responsabilidade do restaurateur mineiro Felipe Santiago, famoso no cenário de Belo Horizonte por casas como Udon, Santafé e a Pizzaria Olegário.

Ambiente – Giro Ristobar Eataly
O Giro Ristobar fica localizado no piso térreo do Eataly São Paulo (Juliana Primon/Divulgação)

Com funcionamento durante almoço, happy hour e jantar, o Giro aposta numa cozinha aberta, da qual, através do balcão, o público pode assistir seus pratos serem feitos. Para se sentir mais perto da equipe da casa, é possível se acomodar-se em assentos neste balcão em formato de bicicleta, ou nas mesas que ficam ali próximas, que recebem de duas a quatro pessoas.

Burrata - Giro Ristobar Eataly
Do menu de entradas: burrata recheada com minimussarelas, azeitonas pretas desidratadas e raspas de chocolate branco (@giroristobar/Instagram)

Enxuto, mas com boas opções para variar numa ida e outra, o cardápio traz opções clássicas, mas outras também mais ousadas, caso da burrata recheada com minimuçarelas, azeitonas pretas desidratadas e raspas de chocolate branco (R$ 59).

Bocconcini de arroz Giro Ristobar Eataly
Bocconcini de arroz: pequenas porções de risoto dourados com beterraba e fonduta de queijo pecorino e pesto (Marina Marques/CLAUDIA)

Também nas entradinhas, não deixe de provar o bocconcini de arroz: pequenas porções de risoto dourados com beterraba e fonduta de queijo pecorino e pesto (R$ 48) – difícil de parar de comer. Caso consiga resistir ao clássico nhoque de batatas ao molho caprese, tomates e muçarela de búfala (R$ 62), vá no tradicional (e saboroso!) pappardelle, feito com massa fresca com ovos caipiras, ragu de linguiça toscana e gorgonzola (R$ 68).

Pappardelle - Giro Ristobar Eataly
Pappardelle de massa fresca com ovos caipiras, ragú de linguiça toscana e gorgonzola (Marina Marques/CLAUDIA)

O menu traz ainda opções como a lasanhetta fina com ragu de vitello, mini sanduíches com crudo de filet, tortelli de massa verde com recheio de cacio e pepe com cogumelos frescos, fregola de semola tostada (massa típica da Sardenha), entre tantas outras criações de Salvatore Loi. Em datas especiais, como no dia do Nhoque da Sorte – todo dia 29 de cada mês –, é possível encontrar receitas especiais no cardápio.

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Já na seção de sobremesas, vale pedir a maçã verde assada (R$ 32) ou, para uma refeição italiana do início ao fim, o creme de mascarpone com pistache crocante (R$ 36). Para beber, além dos drinques (com e sem álcool), a casa apresenta alguns dos rótulos de vinhos italianos da adega, que é a mesma do Eataly.

Drinque Della Passione - Giro Ristobar Eataly
O drinque Della Passione leva gim, maracujá, água de lichia, limão e tomilho (@giroristobar/Instagram)

Desde que a SouthRock, maior operadora multimarcas no segmento de food service no Brasil, assumiu o comando da operação brasileira do Eataly, o complexo tem passado por mudanças e investimentos na sua estrutura. Na aquisição, no final do ano passado, a marca deixou clara sua intenção de trabalhar em estreita colaboração com o estabelecimento para aumentar a presença da marca no Brasil.

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