Clique e assine com até 75% de desconto

Cientistas de Oxford ensinam como fazer o hambúrguer perfeito

A universidade britânica afirma que o lanche deve ter 7 cm de altura e deve ser comido com trilha sonora e ganhar até um nome

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora) Atualizado em 27 out 2016, 20h54 - Publicado em 28 ago 2015, 13h55

Um cientista de alimentos afirma que descobriu os segredos da perfeição. E ainda completa que o cheiro e as sensações que ele desperta devem ser melhor que o próprio gosto! Os melhores hambúrgueres devem ter 7 cm de altura, 5 cm de largura e possuem nove camadas, de acordo com o expert Charles Michel.

Ele explica que comer um hambúrguer é uma experiência multissensorial – e que, em hipótese alguma, deve ser servido com talheres. O estudo mostra que 30 % do lanche estão no olfato, 25% na sensação que ele desperta e 15% em como ele se parece e os sons que ele emite enquanto você come. “O sabor que você tem na boca representa apenas 15 %”, completa Charles.

Para o chef Jun Sakamoto, da Hamburgueria Nacional , o hambúrguer perfeito deve ter pelo menos 180g de carne e a mistura deve ter um sabor equilibrado de carne e gordura. Deve também vir acompanhado de um molho (em cima da carne, senão encharca o pão) que deve estar sempre fresco, com cebola, tomate e alho. Já o queijo deve ser cremoso (cheddar) ou elástico (suíço ou mussarela). “Moa as carnes juntas e misturare bem com as mãos para ter uma consistência uniforme. Temperare apenas com sal e pimenta do reino, fazer um disco levemente alto para poder controlar o ponto do hambúrguer”, completa Jun. E, para finalizar, “quando o hambúrguer estiver quase pronto, cubra com o queijo a abafe para derreter”. Hum…!

O especialista belga também estuda “gastrofísica”, campo recente na ciência que vê a forma como interagimos com a nossa comida. As nove camadas de cima para baixo de hambúrguer perfeito do Sr. Michel são:

1. Pão de hambúrguer aquecido uma borrifada de óleo de gergelim;

2. Molho chipotle;

3. Alface fresca e crocante com pepino fatiado;

4. Tomate

Continua após a publicidade

5. Fatias de presunto tipo serrano e cebola frita;

6. Fatias de queijo Camembert derretido;

7. Kobe beef temperado com molho barbecue, sal, pimenta e finalizado com cebola picada;

8. Ketchup;

9. Parte de baixo do pão umedecida com molho de soja.

E aí, vai encarar?!

Veja também 35 receitas de hambúrguer para todos os gostos.

Divulgação
Divulgação

Continua após a publicidade
Publicidade