Clique e Assine CLAUDIA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Dicas de chefs para escolher e preparar peixes em casa

Os chefs Olivardo Saqui e Patricia Sampaio Bettencourt dão dicas de como reconhecer um bom peixe, armazená-lo e preparar receitas práticas

Por Marina Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 dez 2022, 10h17 - Publicado em 18 dez 2022, 10h12
Pescada no papelote
Receita de pescada assada com marinada de ervas (| Foto: shche_ team/Unsplash)
Continua após publicidade

Um peixe, seja preparado no forno ou fritinho, é sempre uma boa ideia de refeição leve e saborosa. E não é nem preciso esperar uma ocasião especial para incluí-lo no cardápio. Que tal se arriscar na cozinha preparando um caprichado? Mas antes de se aventurar em novas receitas, é importante se atentar à escolha de um bom ingrediente. Assim como outras carnes, ele pode trazer riscos à saúde se não estiver fresco, refrigerado e bem armazenado. E como identificar um peixe saudável?

Olivardo Saqui, proprietário do restaurante Quinta do Olivardo, e Patricia Sampaio Bettencourt, chef do restaurante A Bela Sintra, dão dicas de especialistas para levar em conta na hora de ir para a feira ou ao mercado – além de receitas bem especiais para preparar no dia a dia. Confira a seguir.

Como saber se o peixe está bom?

Dicas para escolher peixe
Para escolher um bom peixe, é preciso observar a aparência dos olhos, escamas, pele e também odor (| Foto: Alexander Zvir/Pexels)

Para saber se o peixe está fresco e apropriado para o consumo, é preciso ficar atento a alguns detalhes. Veja as dicas dos chefs:

  • PELE: Deve estar brilhante, úmida e bem aderida. As escamas não podem estar soltas, pois em peixes frescos elas estão sempre bem firmes e resistentes, devendo estar translúcidas e brilhantes. As escamas devem estar aderidas à pele, e as brânquias, avermelhadas. Já no caso de filés, a carne deve ser firme e elástica.
  • OLHOS: No caso dos peixes inteiros, observe bem os olhos: eles devem ser salientes e bem brilhantes.
  • ODOR: O odor do peixe deve ser característico, porém suave, sem ser desagradável.

Como escolher um bacalhau saudável e saboroso

Posta de bacalhau
Posta de bacalhau (| Foto: Duo Borgatto/CLAUDIA)

O bacalhau é uma ótima opção para preparar em datas especiais ou até mesmo no dia a dia – numa receita prática de salada ou no forno. Seja fresco, em postas, ou já pronto, na embalagem, também é importante saber algumas particularidades desse peixe para escolher a melhor peça.

“Assegure que o bacalhau não tenha manchas vermelhas ou de sangue na carne. Se você comprar um bacalhau já embalado, fique de olho para garantir que não está levando também pedaços de rabo e barbatanas, que terão de ser descartados”, aconselha Olivardo Saqui, proprietário do restaurante Quinta do Olivardo.

O chef alerta também sobre a possibilidade da superfície do bacalhau apresentar um pó fino branco, cinza ou amarelo: “é um indício de que o produto foi mal processado e conservado”, diz o especialista.

Continua após a publicidade

Como armazenar seu peixe

Tão importante quanto garantir que adquiriu um peixe fresco e de qualidade é se certificar de que seu armazenamento está correto: e não só na hora de levar o produto para a casa, mas ainda no mercado.

“A conservação do peixe é fundamental para manter o sabor e frescor do produto. Nos locais que o vendem fresco, ele deve estar armazenado em gelo”, destaca Olivardo.

Ao chegar em casa, o primeiro passo é limpar o peixe. Após isso, a chef de cozinha Patricia aconselha descartar a embalagem da peixaria ou supermercado – que pode conter resíduos – e colocá-lo em um prato, envolvendo com pano úmido. Ela indica armazenar o peixe em recipientes fáceis de fechar, para garantir mais praticidade. “Se optar por congelar, envolva o peixe em papel filme e coloque em um pote de vidro ou plástico com tampa e leve ao freezer”, recomenda.

O chef Olivardo ressalta a importância de manter o bacalhau sempre resfriado, a no máximo 2ºC. Já os congelados devem ser mantidos no freezer e descongelados na geladeira: “o produto descongelado jamais deve ser congelado novamente”, faz o alerta.

Peixe no forno: as espécies mais indicadas

Além de prático, o peixe preparado no forno traz aquele sentimento de almoço especial, para ser servido numa mesa de celebração. Mas, apesar de fácil de preparar, nem sempre o resultado é satisfatório. Um peixe seco pode transformar o prato em algo bem desagradável, e não tem tempero ou acompanhamento que resolva…

Continua após a publicidade

Sendo assim, os chefs indicam alguns peixes que se dão muito bem nesse tipo de preparo. Bacalhau, tilápia, namorado, linguado e pescada são as espécies ideais para levar ao forno. “Entre as melhores opções está o bacalhau, que pode ser feito em postas, lascas, desfiado ou inteiro”, indica Olivardo.

Para garantir sabor, Patricia aconselha fazer uma marinada bem caprichada antes de levá-lo ao forno, o que irá agregar sabor e tempero ao peixe.

Dicas para não deixar o peixe seco

Além de escolher o peixe correto, o ideal, segundo o chef, é caprichar nos temperos e regá-lo com bastante azeite. “A tilápia, por exemplo, pode ser preparada no forno em iscas, inteira ou em filés. Para dar sabor, acrescente bastante azeite e ervas e asse com a pele, o que deixa o peixe mais suculento.”

Patricia, chef do restaurante A Bela Sintra, nos atenta também para a temperatura do cozimento. “O peixe costuma assar rápido no forno, e a temperatura ideal e o tempo é o que faz a diferença entre um peixe úmido e um seco.”

Os melhores acompanhamentos para uma receita com peixe

Como escolher um bom peixe
Um peixe bem preparado não precisa de muito para brilhar no prato: limão, pimenta e azeite são bem-vindos! (| Foto: Farhad Ibrahimzade/Pexels)

O peixe pode ser a estrela principal da refeição, mas os acompanhamentos podem ajudar a fazê-lo brilhar. Legumes variados, ervas, manteiga, azeite e limão costumam ser ingredientes que agregam sabor ao peixe. Entre os legumes, batata, cenoura e pimentão costumam ser escolhas sem erro. Já para realçar o sabor, o chef da Quinta do Olivardo recomenda utilizar ervas com sabor suave, como o tomilho.

Continua após a publicidade

Já o sabor intenso do bacalhau pede acompanhamentos mais neutros e simples, que permitam que o peixe seja o destaque. Arroz branco, batata, pimentão e cebola são boas opções. 

Receitas práticas e deliciosas com peixe

A seguir, os chefs ensinam receitas variadas com peixe, tanto para servir como destaque da refeição ou como acompanhamento. Confira:

Salada de batata com bacalhau Chef Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo

Receita de salada de batata com bacalhau
Receita de salada de batata com bacalhau, do restaurante Quinta do Olivardo (| Foto: Quinta do Olivardo/Divulgação)

Tempo de Preparo: 40 minutos | Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes
4 batatas cozidas, sem casca e cortadas
3 ovos cozidos e picados
50 gramas de azeitonas verdes fatiadas
1 ramo de cebolinha verde picada
50 ml de azeite
Sumo de 1 limão
Sal a gosto
300 gramas de bacalhau cozido e desfiado
Decoração
2 ovos cortados em lua
5 azeitonas verdes
1 ramo de salsinha

Continua após a publicidade

Modo de preparo
Em uma tigela, coloque as batatas, os ovos, a azeitona e a cebolinha. Tempere com o azeite, limão e sal e misture bem. Por último, acrescente o bacalhau, misturando delicadamente com os demais ingredientes. Decore com os ovos, as azeitonas e a salsinha.

Bacalhau à Moda da Dalva Chef Olivardo Saqui, da Quinta do Olivardo

Receita de Bacalhau à Moda da Dalva
Receita de Bacalhau à Moda da Dalva, do restaurante Quinta do Olivardo (| Foto: Quinta do Olivardo/Divulgação)

Tempo de Preparo: 40 minutos | Rendimento: 2 a 3 pessoas

Ingredientes
30g de alho laminado
50ml de azeite
700g de bacalhau em lascas dessalgado
100g de cebola fatiada
2 tomates cortados em gomos
100g de pimentão vermelho em tirinhas
100g de batata em rodelas já cozidas
Sal a gosto
50ml de vinho branco seco
2 ovos cozidos para decorar
2 unidades de palmito em rodelas
Salsinha picada a gosto
Azeitonas pretas para decorar

Modo de preparo
Em uma frigideira, doure o alho no azeite e acrescente as lascas de bacalhau. Deixe dourar todos os lados por aproximadamente 8 minutos. Acrescente a cebola, o tomate, o pimentão, as batatas e o sal, cozinhe até murchar. Despeje o vinho branco seco e cozinhe por mais alguns minutos. Despeje em uma travessa e decore com os ovos, palmito, salsinha e azeitonas pretas.

Continua após a publicidade

Pescada no papelotePatricia Sampaio Bettencourt, chef do A Bela Sintra

Pescada no papelote
Receita de pescada assada com marinada de ervas (| Foto: shche_ team/Unsplash)

Tempo de Preparo: 35 minutos + tempo de marinada | Rendimento: 2 pessoas

Ingredientes
Para a marinada
2 postas de pescada
1 copo (americano) de vinho branco
Sumo de 2 limões
2 dentes de alho picados
1/2 cebola cortada em rodelas
Salsa, coentro, tomilho e sal a gosto
Para o peixe
1 fio de azeite
1/2 cebola cortada em rodelas
Salsa, coentro, tomilho a gosto
1 limão cortado em rodelas
Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo
Coloque as postas do peixe para marinar com o vinho branco, o sumo dos limões, o alho, a cebola, a salsa, o coentro, o tomilho e o sal. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira. Após isso, escorra a marinada e coloque uma folha de papel alumínio dentro de um refratário que possa ir ao forno. Acomode as postas de pescada sobre o papel alumínio e regue com o azeite, a cebola, a salsa, o coentro, o tomilho, o limão e a pimenta. Feche bem todas as pontas do papel alumínio, como se fosse um envelope. Asse no forno preaquecido a 200°C por 20 minutos. Retire do forno e, com cuidado, abra o envelope e deixe por mais 5 minutos, apenas para dar uma leve dourada. Sirva com legumes variados, saladas, arroz de brócolis ou arroz de tomate.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 14,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.