Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Rodrigo Cintra Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Cabeleireiro há 27 anos, é um dos profissionais mais respeitados na área da beleza. Está há 15 anos na TV, sendo 11 deles como co-apresentador do programa Esquadrão da Moda (SBT). Também já comandou o reality Guerra das Tesouras. Foi eleito por diversas vezes como o melhor cabeleireiro do Brasil.
Continua após publicidade

5 fatores que explicam a queda dos cabelos

Rodrigo Cintra destaca cada uma delas. Vem entender o que pode estar acontecendo com você

Por Rodrigo Cintra
1 dez 2023, 11h33

Seus fios estão caindo de forma anormal? A queda é um transtorno comum que afeta muitas pessoas em diferentes estágios da vida. Descobrir as causas da queda de cabelo pode ser o primeiro passo para tratar e prevenir essa situação, e hoje você vai conferir as principais. 

Genética x queda de cabelo

Ela desempenha um papel crucial na saúde capilar, se há histórico de calvície na sua família, as chances de você enfrentar esse problema aumentam muito.

Só a queda anormal já é um indicativo para buscar um especialista, mas outro fator que pode ocorrer, nesse caso, é a miniaturização dos fios. Vale observar a haste capilar, principalmente próxima da raiz, e agendar uma consulta o quanto antes para evitar que a condição piore. 

Desequilíbrio hormonal e questões de saúde 

Gravidez, pós-parto, perimenopausa, menopausa… o desequilíbrio hormonal pode fazer os fios caírem. Muitas vezes, é necessário exame de sangue para avaliar as funções.

Distúrbios da tireoide e doenças autoimunes – a alopecia areata é uma delas –  podem desencadear a queda. Vale lembrar que só o especialista pode indicar o melhor tratamento, por isso, nada de ficar procurando ou usando fórmulas caseiras, combinado?  

Estresse crônico e maus hábitos 

Esse combo pode afetar significativamente a saúde capilar. O estresse prejudica o bom funcionamento do organismo e pode incentivar a queda.

Continua após a publicidade

Outros costumes também influenciam, entre eles, a má alimentação, quando seu corpo não recebe o aporte de nutrientes necessários para o crescimento dos fios; o tabagismo que, entre outros males, prejudica a circulação; e até o uso de água escaldante para lavar as madeixas, que pode piorar a oleosidade no couro cabeludo acometendo negativamente os folículos. 

Estilo de vida 

Exposições prolongadas ao sol, a água da piscina com alta concentração de produtos químicos e a poluição também são maléficos para a saúde dos seus cabelos. Proteger os fios é essencial para manter a vitalidade e evitar qualquer problema nos folículos capilares. 

Não se esqueça: nos meses com temperaturas altas, sempre invista em um CC Cream com filtro solar, pois ele concentra muitos benefícios em um só produto e você consegue estilizar as madeixas enquanto protege e trata.

Aqui, nesse vídeo, trouxe algumas dicas para ajudar a recuperar sua picumã:

Continua após a publicidade

Cuidados inadequados

O uso excessivo de química e das ferramentas de calor, como secador, chapinha e babyliss, podem estimular a queda, pois deixam os cabelos frágeis e quebradiços.

No caso dos procedimentos, vale conversar com o seu cabeleireiro para ver se é importante uma pausa. E antes da finalização, passe em CC Cream com proteção térmica e mantenha o bocal do secador distante uns 15 centímetros da raiz. Isso vai evitar o estímulo da oleosidade. 

Lembre-se: cada pessoa é única, e, como mostrei aqui, as razões para a queda de cabelo podem variar muito. O importante é você se conhecer, conversar com o seu cabeleireiro e procurar especialistas quando sentir que algo não está bem, combinado?

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.