Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Flavia Viana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Bailarina e jornalista, ou jornalista e bailarina. Tanto faz. A coluna fala sobre métodos, histórias, entrevista pessoas, mostra tendências, espetáculos, entre outros assuntos relacionados, mas colocando em tudo isso o mais importante: seu grande amor pela dança
Continua após publicidade

Russian State Ballet e Opera of Moscou se apresentam em São Paulo

Espetáculo que reúne Ballet e Ópera traz ao país os grandes solistas dos Teatros de Moscou e São Petersburgo nos dias 18 e 19 de julho no Teatro J. Safra

Por Flavia Viana
Atualizado em 19 jul 2023, 09h17 - Publicado em 18 jul 2023, 23h20

O Russian State Ballet Stevanovich chega a São Paulo para duas apresentações inéditas no Teatro J. Safra. O espetáculo reúne grades solistas, do ballet e da ópera, dos famosos Teatros de Moscou e São Petersburgo para trazer os melhores momentos do clássico O Lago dos Cisnes, um dos repertórios mais famosos do mundo.

“Todos assistirão a mais alta qualidade técnica. A grandiosidade do espetáculo e a junção com integrantes da Ópera de Moscou tornam a atração indispensável e obrigatória. A Rússia é uma potência e referência absoluta na dança. Fora isso, temos que receber a companhia que chega ao Brasil na raça com muito carinho e acolhimento em meio ao caos de uma guerra. Os Artistas tentam não sucumbir e responder à brutalidade e ignorância com a arte, o que seria um antídoto eficaz para a estupidez”, explica Maurício Machado, ator, produtor e sócio/curador do Teatro J. Safra.

A mais alta técnica da dança presente em uma grandioso espetáculo, conhecido pelas clássicas canções e coreografias complexas
A mais alta técnica da dança presente em uma grandioso espetáculo, conhecido pelas clássicas canções e coreografias complexas (Aya Stevanovich/Divulgação)

Ballet dramático do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, a peça conta partes da história da princesa Odette, uma jovem aprisionada no corpo de um cisne pelo feiticeiro Von Rothbart. Vivendo ao redor de um lago formado pelas lágrimas de sua mãe, Odette permanece em condição animal durante o dia, revelando sua natureza humana somente por algumas horas da noite.

“Todos os bailarinos vêm pela primeira vez ao Brasil e pela primeira vez é montada uma produção exclusiva para apresentar o Lago. Não com um grande grupo, impossível viajar pelo Brasil com 40 pessoas, mas sim com 11 bailarinos. Durante a programação brasileira, estaremos recebendo a cada 15/30 dias as primeiras bailarinas dos grandes teatros, não só das capitais das grandes cidades como Moscou e São Petersburgo, mas também de outras cidades de outros estados da Rússia. Durante a programação brasileira, estaremos apresentando as primeiras bailarinas do Mariinsky Stanislavski, Kremlin, Bolshoi e outros grandes teatros da Rússia”, conta Augusto Stevanovich, representante cultural da Rússia no Brasil e diretor da turnê América Latina da atração.

Continua após a publicidade
Com direção de Anastasiia Kazakova e Valery Borisovich, o espetáculo contara com os momentos mais emocionantes do musical que emociona o público a mais de 145 anos, desde sua estreia
Com direção de Anastasiia Kazakova e Valery Borisovich, o espetáculo contara com os momentos mais emocionantes do musical que emociona o público a mais de 145 anos, desde sua estreia (Aya Stevanovich/Divulgação)

Trazer ao Brasil atrações como essa só fortalece a dança e a cultura em nosso país, segundo Maurício: “Tradicionalmente no país a dança sempre teve pouco espaço na programação dos teatros particulares. Posso assegurar que somos hoje praticamente a única casa que abre espaço para a dança, que figura desde a inauguração da Casa há 9 anos em nossa programação, onde já recebemos boa parte das mais importantes companhias de dança estáveis desse país. Na programação há espaço também para as novas companhias que executam trabalho de relevância e seriedade, aos domingos nos projetos ‘Domingo no Teatro’, com ingressos a preços populares, e no ‘Teatro para Todos’, com entrada franca. Tudo isso junto com o intercâmbio de companhias do exterior qur reforçam a importância da dança no cenário artístico e contemplam a formação de plateias futuras”, comemora Maurício.

Os melhores momentos de O Lago dos Cisnes e Óperas têm a direção de Anastasiia Kazakova e Valery Borisovich. No elenco teremos Yulia Nepomnyashchaya, Elizaveta Korneeva, Yulia Balashova, Nemirovich-Danchenko, Anastasiia Miliachhenko, Valerii Shestakov, Anastasiia Volkova, Inga Karpova, Eduward Schnurr, Liia Krasilovskaia, Diana Shnurr, Igor Kochurov, Gennadii Gorozhankin e Lorenzo Lodi.

O espetáculo está em cartaz em São Paulo e outras diversas cidades do país como Florianópolis, Caxias do Sul, Jaraguá do Sul, Belo Horizonte entre outras capitais
O espetáculo está em cartaz em outras diversas cidades do país como Florianópolis, Caxias do Sul,
Jaraguá do Sul, Belo Horizonte entre outras cidades e capitais (Aya Stevanovich/Divulgação)

“O balé da Rússia é o único espetáculo na história do Brasil que percorre todos os 26 estados. Grandes cidades do interior e, a partir deste ano, criando uma programação para estar em diferentes teatros em diferentes regiões e capitais dos estados do Brasil. Passamos por Florianópolis, Caxias do Sul, Jaraguá do Sul, Belo Horizonte…É um espetáculo que encanta o público, que fica maravilhado. Para abrilhantar a programação trouxemos uma soprano do Teatro Realinkan, do Ópera de Moscou, e Eduardo, do Teatro Bolshoi, também de Moscou, que está participando dessa programação. O público se encanta já com o balé clássico e em uma única noite vão poder assistir e ouvir uma soprano com tenor com os clássicos da ópera será ainda mais encantador ainda”, convida Augusto que finaliza…

“O público brasileiro é um público muito carinhoso do qual faz com que os bailarinos de sempre deem o seu máximo. O Lago dos Cisnes é o espetáculo mais famoso, e o nosso objetivo durante a compilação brasileira é trazer o público que desconhece o balé, o público que não vai ao teatro. Nós fazemos ações das quais nos mobilizamos para chegar ao público que vem pela primeira vez assistir um balé clássico. Queremos estimular a dança, proporcionar a um grande público um espetáculo diferente que jamais foi visto e o Lago dos Cisnes é um dos espetáculos mais famosos neste formato, do qual é possível apresentar os espetáculos em palcos de diferentes dimensões”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.