A ginasta mais velha do mundo
A primeira competição da ginasta alemã Johanna Quaas foi em 1934
Para essa vovó maravilhosa, de 95 anos, as Olimpíadas acontecem todos os dias, e não de quatro em quatro anos. Mesmo em tempos de isolamento, a ginasta alemã Johanna Quaas, que já rodou o mundo, faz exercícios na cabeceira da cama, se alonga no colchão e ainda grava vídeos motivacionais no YouTube e os posta no Facebook.
“Não é apenas importante para o grupo de risco do coronavírus, mas essencial que você prepare seu corpo para o estresse da vida cotidiana, toda manhã. Recomendo minha ginástica de mobilização a todos que não podem ir ao ginásio agora”, disse Quaas a um canal da TV berlinense, no começo deste ano.
Veja também: 6 atividades físicas para quem está “enferrujada” voltar a se exercitar
Quaas entrou para a história do esporte como a ginasta mais velha do mundo e, claro, está no Guinness. Sua primeira competição foi em 1934, aos nove anos de idade, e a saída de cena ocorreu oficialmente em 2018, 74 anos depois, pois rompeu o tendão do bíceps no braço esquerdo. Mas isso não a impede de praticar quotidianamente os exercícios que a mantém plena e absolutamente admirável.