Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Rede de coliving Norn aposta em décor aconchegante e personalizado

Com propriedades na Europa e nos EUA, o negócio acredita que com uma decoração única e calorosa, o compartilhamento de ideias torna-se mais fluido

Por Mariana Conte
Atualizado em 20 Maio 2022, 11h34 - Publicado em 2 jul 2018, 11h10
A cozinha da filial de Londres possui uma grande mesa de jantar onde os moradores podem socializar durante o jantar. (Divulgação/Norn)

Os novos jeitos de morar preveem uma vivência compartilhada, menos individualizada, mais sustentável e com maior conexão com o outro. Nesse movimento, os espaços de coliving, onde pessoas dividem o mesmo teto porque optaram por um cotidiano coletivo, vêm crescendo – assim como os coworkings, espaços de trabalho compartilhados, que já estão consolidados no dia a dia das grandes cidades. 

Paredes num tom de verde suave e pisos de madeira aquecem os quartos da filial londrina. (Divulgação/Norn)

Na Europa e nos Estados Unidos essa tendência anda a passos mais ágeis do que no Brasil. A rede de colivings Norn já ocupou seu espaço em Londres, Barcelona, Berlim e São Francisco, por exemplo. Nas propriedades, os membros podem permanecer por até seis meses, tempo em que aproveitam para trocar ideias, conviver e compartilhar.

Os membros têm acesso a uma varanda ao ar livre na filial de Barcelona, ​​com vista para a cidade. ()

Fundada por Travis Hollingsworth, os colivings Norn têm como objetivo promover conexões entre seus residentes, organizando reuniões sociais semanais e jantares, onde eles podem discutir assuntos diversos. O conceito do Norn foi idealizado por Hollingsworth durante sua graduação na Universidade de Stanford, onde estudou Dinâmica Interpessoal – um programa que ensina pequenos grupos de alunos a desenvolverem relações profissionais mais fortes. “Nossa visão é que tem havido tanta ênfase nos espaços físicos, mas não há discussão sobre quem está lá, o que discutimos e o que fazemos juntos”, disse Travis Hollingsworth ao Dezeen.

Candelabros dourados, sofás estampados e almofadas de veludo são alguns dos móveis vintage usados ​​para decorar a base de Berlim. (Divulgação/Norn)

Ao escolher os edifícios para a Norn, Hollingsworth deu prioridade para prédios com arquitetura típica de cada cidade. A filial de Londres está localizada dentro de um terraço georgiano, enquanto a base de Berlim fica em um dos apartamentos em forma de L da cidade. Uma casa familiar tradicional da Catalunha abriga a filial de Barcelona, ​​enquanto uma casa vitoriana comporta a base de San Francisco. Além das áreas comuns, cada residência também precisava ser grande o suficiente para acomodar de quatro a cinco pessoas, um bom número para garantir equilíbrio entre privacidade e sociabilidade.

O banheiro da propriedade de Berlim tem paredes vermelhas e armários de madeira ornamentados. ()

Em vez de contratar um designer de interiores para criar a estética de cada filial, Hollingsworth e sua equipe visitaram uma série de mercados de antiguidades locais para encontrar acessórios e móveis exclusivos que poderiam ser usados ​​para decorar os ambientes.

Tons de cinza foram usados nas áreas comuns da filial em São Francisco. (Divulgação/Norn)

Hollingsworth não queria que todos os espaços parecessem os mesmos. “Se tudo fosse primoroso e apropriado, as pessoas não se sentiriam tão à vontade e não se abririam para compartilhar as histórias de suas vidas. Mas como cada propriedade é peculiar e cheia de calor, as pessoas entram e se sentem bem para trocar ideias.”

Siga CASA CLAUDIA no Instagram

(Divulgação/CASA CLAUDIA)
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.