CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 12,90/MÊS

Quartos pequenos: 10 boas ideias para aproveitar o espaço

Uma seleção de projetos com soluções espertas, que garantem leveza e conforto nos ambientes compactos

Por Nádia Simonelli Atualizado em 1 ago 2022, 10h58 - Publicado em 3 ago 2022, 08h00
quartos pequenos
divulgação/CASA CLAUDIA

Quarto pequeno não precisa ser sinônimo de aperto e bagunça. É possível criar um ambiente bonito, aconchegante e com tudo no lugar. Prova disso são os quartos que mostramos logo abaixo, assinados por arquitetos e designers de interiores que criaram soluções espertas para aproveitar cada centímetro. Confira!

Quarto integrado

quartos pequenos
Luiz Franco/CASA CLAUDIA

Com apenas 33 m², este studio teve um projeto pensado para ser prático, econômico e que fosse executado com itens prontos. Seguindo esses parâmetros, o escritório Afetto Arquitetura desenhou usou boa parte do mobiliário comprado em grandes mercados, home centers e na internet. No quarto, a cabeceira em L deixa a área da cama mais aconchegante e móveis de linhas finas decoram com charme.

Toque rústico

quartos pequenos
Luiza Schreier/CASA CLAUDIA

Para este apartamento de 32 m2, perto da praia do Leblon, no Rio de Janeiro, os arquitetos Richard de Mattos e Maria Clara de Carvalho, do escritório Pilula Antropofágik, criaram um projeto de estilo industrial. No quarto, a parede da cabeceira ganhou revestimento que lembra tijolinhos e acima da cama, um pequeno armários suspenso. Ao lado, um móvel garimpado funciona como mesa de cabeceira.

Quarto com home office

quartos pequenos
Luiza Schreier/CASA CLAUDIA

Assinado pelo Studio Leandro Neves, este quarto pequeno ganhou uma decoração aconchegante com uma paleta de cores charmosa, composta de cinza, vermelho e verde. A cereja do bolo fica por conta do pequeno home office criado entre a cama e o armário. 

Aconchego da madeira

quartos pequenos
Monica Assan/CASA CLAUDIA

Um painel de madeira revestiu a parede deste pequeno quarto, assinado pela designer de interiores Vanessa Soares, do Cotidiano Design, e deixou tudo mais aconchegante. Logo ao lado da cama, a profissional criou um pequeno armário com prateleiras e cabideiros e adicionou um móvel estreito como apoio.

Iluminação esperta

quartos pequenos
Juliano Colodeti/CASA CLAUDIA
Continua após a publicidade

Não tem espaço para mesa de apoio no seu quarto pequeno? Então, copie esta ideia do escritório Sketchlab e instale um pendente bonito ao lado da cama. A luminária faz as vezes de abajur e não ocupa espaço no piso.

Cantinho da beleza

quartos pequenos
Guilherme Pucci/CASA CLAUDIA

Neste quarto, a arquiteta Débora Vassão aproveitou o espaço entre a cama e a janela para criar um cantinho de beleza para a moradora. um gaveteiro suspenso e um armário espelhado até o teto garantem leveza ao ambiente.

Parede bem aproveitada

quartos pequenos
Manu Oristanio/CASA CLAUDIA

Tons de azul trazem uma atmosfera relaxante para este quarto pequeno, assinado pelo arquiteto Gustavo Palma. Para deixar o ambiente ainda mais charmoso, ele instalou prateleiras na parede, ao lado da cama, para que o morador pudesse apoiar livros e objetos de decoração.

Mesa de cabeceira

quartos pequenos
Juliano Colodeti/CASA CLAUDIA

Tons claros são sempre uma boa escolha para quartos pequenos, pois conferem sensação de amplitude ao ambiente. Neste projeto, criado pelos arquitetos Ana Luisa Cairo e Gustavo Prado, do escritório A+G Arquitetura, as cores neutras trouxeram leveza assim como mesa de cabeceiras com desenho simples e elegante.

Tudo no lugar

quartos pequenos
Luiza Schreier/CASA CLAUDIA

Depois de vender um apartamento grande no Leblon e se mudar para a região serrana do Rio durante a pandemia, uma família carioca comprou um apartamento de 30 m2, no mesmo bairro, para ter um pouso na cidade. Entrou em cena o escritório Pilula Antropofágik para transformar o imóvel em um mini loft de estilo camping chic, com pegada urbana. No quarto, eles projetaram uma marcenaria que se transforma em home office e apoio para roupas e calçados.

Muitos armários

quartos pequenos
Tiago Morena/CASA CLAUDIA

Neste quarto pequeno não faltam armários, graças ao projeto da arquiteta Fernanda de la Peña, do escritório Cores Arquitetura, em parceria com a arquiteta Carol Brandes. A dupla criou uma marcenaria que envolve a área da cama, mas com cores claras para garantir leveza. 

Continua após a publicidade

Publicidade