Ser uma boa chefe é mostrar o caminho a ser seguido e atingir bons resultados em equipe
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4 mandamentos da boa gestora
1. Identifique as competências de cada um
Para bons resultados, é preciso delegar a tarefa certa ao funcionário certo. Para isso, conheça seus liderados, suas experiências e expectativas profissionais. “O bom líder identifica o potencial que tem no grupo e sabe usá-lo a favor da equipe”, diz José Antonio Siqueira, diretor da Wiabiliza Recursos Empresariais.
2. Envolva sua equipe
O ser humano não trabalha pensando em como enriquecer a empresa, mas, sim, porque tem projetos e motivações. “O funcionário se compromete quando visualiza algo de que participe e com o que pode ganhar”, diz Jaqueline Weigel, especialista em coaching (treinamento) para empreendedores. Entenda o que esperam de você e da empresa. “Envolva o liderado perguntando ‘o que podemos esperar de você?'” observa Siqueira. E valorize sua equipe! “É péssimo não defender seus subordinados perante os superiores”.
3. Comunique-se e seja clara
Boa parte dos funcionários erra porque não entende o que precisava ser feito. Saiba bem o que você deseja e exponha a tarefa com clareza. Estabeleça prazos!
4. Fale sobre o desempenho
É o chamado feedback. “Funcionários gostam de conversar sobre o próprio desempenho, saber se estão indo bem”, revela Jaqueline. Só que, normalmente, os chefes o fazem na hora do erro, em forma de bronca.”Mas, ao humilhar, ele não ajuda ninguém. Só mostra falta de inteligência emocional. E ainda se candidata a sofrer retaliação por parte da equipe magoada”, diz Jaqueline.
Dicas para quem virou chefe recentemente
. Observe e reproduza o comportamento de líderes que admira.
. Procure saber quais as expectativas do seu superior sobre você.
. Leia sobre o assunto e passe a analisar como seus colegas de trabalho podem desenvolver melhor as tarefas.
Desafios que os chefes enfrentam
. Pressão por resultados
. Intrigas e fofocas de colegas de trabalho
. Escolha das pessoas certas para trabalhar com você
. Demissão de funcionário
Os subordinados odeiam quando você…
. Não defenda a equipe
. Não valoriza e reconhece o trabalho
. Não sabe ouvir
. Desrespeita e grita com os liderados
. Não tem clareza sobre o que deseja