O que fazer após roubo ou perda de documentos, cartão ou cheque?
Os criminosos podem utilizar seus pertences para praticar diversos crimes - e a dor de cabeça é toda sua. Veja como se proteger
É importantíssimo registrar o quanto antes a perda, furto ou roubo de documentos, cartões e cheques na delegacia
Foto: Getty Images
É furto ou roubo?
Furto
Quando há subtração de qualquer objeto sem a utilização de violência contra a pessoa. Por exemplo, alguém que puxou a carteira do seu bolso sem você perceber. No caso de furto ou perda de documentos, você pode acessar o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e registrar o ocorrido.
Roubo
Caracterizado pela utilização de agressão ou ameaça grave – com ou sem uso de arma. Neste caso, não é possível resolver pela internet. Você precisará ir até uma delegacia para registrar um boletim de ocorrência (B.O.)
Para localizar a delegacia mais próxima, você pode acessar o site da Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Roubo ou perda de talão de cheques, cartão de crédito e débito
Medida imediata
Se você não puder correr para uma delegacia na mesma hora, uma boa alternativa é sustar o cheque provisoriamente por e-mail ou telefone junto ao banco. Porém, deve ser confirmada em dois dias úteis junto ao banco (com o B.O.), para que a sustação não seja cancelada. Também informe os órgãos de proteção ao crédito, e informe os números dos cheques roubados – veja abaixo.
Na delegacia
Fornecer as seguintes informações: nome do banco, agência, número da conta corrente e a numeração das folhas do talão de cheques perdido ou furtado.
Dica para evitar o problema
Procure carregar poucas folhas de cheque e mantenha o talão separado de outros documentos pessoais.
Roubo ou perda de documentos (RG, CPF, CIC, CNH, etc.)
Medida imediata
No caso de roubo, vá a uma delegacia o mais rápido possível para registrar um boletim de ocorrência (B.O.). Depois informe ao SPC e o Serasa sobre o ocorrido (veja abaixo).
Se for furto ou perda, você pode registrar uma ocorrência pela internet.
Na delegacia
No caso de documentos pessoais, informe os números dos seus documentos pessoais (RG e CPF) do responsável ou representante legal. Se forem documentos do veículo, basta especificar quais foram os documentos furtados ou perdidos (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA)
Informe o SPC e o Serasa
É importantíssimo registrar um alerta junto ao SPC e ao Serasa sobre a perda ou roubo de documentos. Assim você evitar fraudes envolvendo seu nome e seus documentos.
Para isto, basta acessar o site do Serasa e seguir as instruções. Você também pode se informar pelo telefone (11) 3373-7272.
Fonte: Márcia Alexandra Velasco Soto, advogada e consultora, especialista em direito do consumidor, direito empresarial e processo civil
* Com conteúdo da SOUMAISEU.