Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estude no exterior

Na hora de contratar, as empresas valorizam cada vez mais quem tem formação fora do país.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 11h06 - Publicado em 7 nov 2008, 21h00
Estude no exterior

Estudar fora do Brasil valoriza o seu currículo
Foto: Gloss

Currículo é aquela coisa… Você escreve lá que fez uns cursos básicos de línguas, enumera os seminários e palestras que acompanhou, destaca os estágios mais bombados, faz um textinho vendendo as suas qualidades e reza para alguma boa alma dos setores de recrutamento se compadecer do seu caso.

Mas nesse mundo em que os departamentos de recursos humanos vivem afogados em pedidos de emprego, há algumas maneiras de sair em vantagem. A melhor delas – principalmente no caso das multinacionais – é ter estudado em boas universidades no exterior. 

E se você não tem um pai milionário que pode mandar você para fazer o curso superior em Harvard, uma boa é começar a pesquisar as “bolsas sanduíches”, oficialmente chamadas de “bolsa mobilidade”.

Continua após a publicidade

Bolsas sanduíches

Você não precisa esperar ter um diploma na mão para ganhar o mundo. Dá para trocar alguns meses – ou até anos – de aulas na sua faculdade no Brasil por um período em universidades estrangeiras. 

É uma experiência que, além de reforçar o domínio de outras línguas, propicia um crescimento profissional que vale ouro na hora de tentar um bom emprego por aqui. Algumas pessoas trancam a faculdade e fazem isso por conta própria. 

Mas há intercâmbios oficiais que, além da experiência profissional, garantem equivalência curricular e até mesmo diploma duplo. Em São Paulo, por exemplo, a USP e a PUC têm departamentos que mantêm convênios com instituições estrangeiras de ensino que, em muitos casos, validam as aulas no Brasil e ainda são gratuitos. Mas os alunos ficam com os custos de estadia, alimentação e passagem.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.