Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Aprenda a se portar no trabalho

Saber portar-se na empresa é importantíssimo para crescer na carreira. Siga nossas dicas e adote-as no dia a dia

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 10h31 - Publicado em 3 mar 2011, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aprenda a se portar no trabalho

    Cumprimente seus clintes e chefes sempre com educação e firmeza
    Foto: Dreamstime

    Poucos lugares requerem tanto cuidado com as boas maneiras quanto o ambiente de trabalho. Uma simples saia-justa pode custar aquela promoção tão sonhada. Sem contar nas muitas dúvidas que surgem com os relacionamentos profissionais: afinal, que comportamento você deve ter durante uma conversa com o chefe? Saber portar-se na empresa pode influenciar (e muito!) a evolução da sua carreira. Descubra como usar a etiqueta a favor do seu currículo:


    Saiba se apresentar às pessoas: lembre-se: os mais jovens são apresentados aos mais velhos; os homens, às mulheres; e os mais baixos na hierarquia, aos mais altos. Por exemplo, o gerente é apresentado ao presidente da empresa – nunca o inverso. Quando for apresentar alguém, fale nome, sobrenome e cargo. Outra boa lição é cumprimentar sempre com firmeza. Nada de estender aquela mão mole e frouxa! Entre homens e mulheres, a iniciativa para o aperto de mão vem sempre do lado feminino. Beijo no rosto é melhor evitar, a não ser que a relação seja de muita intimidade.

    Sempre arrume a sua mesa: sua mesa revela muito sobre você! Deixar papéis espalhados, portanto, pode dar a impressão de desleixo. Mantenha sua mesa sempre organizada e evite penduricalhos, que carregam o ambiente. Prefira fotos da família e plantas para dar aconchego.

    Continua após a publicidade

    Participe nas reuniões: é claro que você deve aguardar sua vez para se pronunciar numa reunião. Mas não entre muda e saia calada! Peça licença, cumprimente os presentes e fale claramente. Seja breve para não cansar e organize o pensamento antes de defender uma opinião.

    Tome cuidado na hora de conversar:
    · A tentação pode até ser grande, mas falar mal das pessoas não compensa. O melhor é ficar bem caladinha.
    · Evite comentar tragédias e problemas pessoais. Afinal, você não quer virar a chata da turma.
    · Nunca boceje enquanto estiver conversando com alguém.
    · Falar só de negócios é chato. Varie os assuntos lendo jornais e revistas.
    · Piadinhas demais não são nada agradáveis – nem mesmo por e-mail.
    · Nunca faça comentários preconceituosos.
     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.