Como evitar que os fios loiros fiquem verdes (e como reverter essa situação)
Já tem jeito para não dispensar a piscina com a galera no verão!
Quem já descoloriu os fios alguma vez na vida sabe que esse é um verdadeiro drama. Não importa se eram apenas californianas ou para se divertir com os tons pastel: o problema de entrar na piscina e sair com um tom esverdeado esquisito que não sai por nada sempre te perturbou. Fica calma, larga a tesoura e deixa a tinta preta para outro dia, miga!
Por que ele fica “verde” quando entramos na piscina?
Não, o culpado não é o cloro. A substância recebe erroneamente o papel de “vilão” das loiras e platinadas, mas na verdade o sulfato de cobre é o que torna os fios verdes. Ele é adicionado junto ao cloro no tratamento da água e tem coloração azul, por isso reage com a tonalidade amarela dos fios e os transforma em uma cor nada agradável. Some ao produto o estado de saúde dos cabelos e você terá essa combinação inconveniente. Isso porque quando os fios estão desidratados, ressecados, elásticos e até porosos a penetração do sulfato de cobre através da queratina é ainda maior.
Como evitar que isso aconteça?
Primeira regra de ouro: se você acabou de descolorir, espere pelo menos 15 dias para se jogar na piscina. Não é proibido, mas as chances de “dar ruim” são maiores.
Invista em produtos específicos
“A melhor forma de evitar que isso aconteça é apostar nos protetores solares para cabelos, pois eles possuem óleos e filtros hidrofóbicos que evitam os danos solares e os causados pelo cloro e, consequentemente, a mudança de cor nos fios”, explica o cabeleireiro Vitor Beletatti do salão In Beauty Luxury, de Campinas.
Reforce a hidratação nos fios antes de viajar
Aposte em máscaras de reconstrução, óleos naturais (não minerais) e até mesmo cauterizações, principalmente se o estado dos seus cabelos estiver muito drástica.
Molhe o cabelo em água corrente antes do mergulho
Isso evita que os fios absorvam mais água com sulfato de cobre. E só para garantir lave novamente assim que sair. Vai que, né?
E quando ele já ficou verde? O que fazer?
Sem desespero miga, tem solução! E o melhor de tudo é que o que funciona é baratinho e você encontra na despensa da sua casa. “O leite é sucesso garantido para recuperar a cor do cabelo! O bicarbonato no entanto deve ser evitado, pois pode agredir os fios. Por fim, o vinagre também deve ser evitado, pois pode deixar os fios selados em excessos, o que gera quebra”, ensina Vitor.
- Leite integral: molhe o cabelo e deixe agir por 20 minutos. Enxague e lave normalmente.
- Aspirina: dilua cinco comprimidos em um copo de água morna e passe nas partes verdes (ou no cabelo todo, se for o caso). Deixe agir por 15 minutos e enxague normalmente.
- Xampus anti-resíduos: o produto vai ajudar a abrir a cutícula do fio e ir eliminando a concentração do sulfato para sumir com o esverdeado aos poucos.
Resista à tentação de tingir os fios
Essa é a vontade primordial quando você sai da piscina e se depara com aquele look esverdeado “maravilhoso”, mas é um grande erro. Até porque a tinta só vai “cobrir” o estrago superficialmente, já que o sulfato continuará na queratina do fio – e na verdade a substância continuará na fibra capilar, a coloração não vai cobrir o verde e ainda vai deixar o cabelo mais frágil.