Clique e assine com até 75% de desconto
Denise Steiner Por DERMATOLOGIA A médica Denise Steiner é dermatologista, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia e doutora pela Unicamp

O uso do botox para a harmonização facial

Hoje a toxina botulínica não é mais usada somente para tratar rugas

Por Denise Steiner Atualizado em 21 nov 2019, 11h00 - Publicado em 21 nov 2019, 10h00

Todo dermatologista especializado em preenchimento gosta de entregar o melhor resultado com o melhor custo benefício para o seu paciente. Portanto, converse muito com o seu médico para ponderar sobre suas queixas, suas necessidades e também (por que não?) seus sonhos.

A modulação dos músculos, assim como a qualidade da pele, a estrutura óssea, posição dos ligamentos definem a expressão final de uma face. Não queremos envelhecer, mas é inevitável, então é importante que o envelhecimento seja harmônico com uma expressão facial alegre, descansada e acolhedora. Sim, o mais importante não é sua verdadeira idade, mas sim, como sua expressão se comunica com as outras pessoas.

Quando falamos em preenchimento não estamos mais falando de um procedimento específico onde colocamos um produto num sulco ou mesmo numa ruga, mas sim de harmonização facial com reposicionamento de todas as estruturas. A modulação muscular usa tanto a toxina botulínica como os preenchedores para equilibrar e embelezar a expressão facial.

A toxina botulínica trata as rugas de expressão, pois neutraliza o efeito da acetilcolina, que é um neuro modulador e desta forma relaxa a musculatura em questão. No entanto, como nossa expressão é coordenada e multifuncional, temos que pensar na musculatura como um todo, interagindo com os outros músculos com os ossos e com a pele para termos um resultado melhor e mais duradouro.

Vamos começar a entender que os músculos são fundamentais para nossa expressão e trabalham num sistema de sinergia e antagonismo pré-determinados. Dessa forma, a toxina botulínica (Botox) não irá resolver todos os problemas e muito menos torná-la jovem de um dia para o outro. O uso dos preenchedores em pontos estratégicos vai ajudar no levantamento da expressão facial e conforme sejam colocados abaixo ou acima da musculatura valorizam ou neutralizam a ação desse músculo em questão.

Para levantar o rosto, o preenchimento é usado abaixo do músculo na região malar. Sendo assim, ocorre a valorização deste local quando ocorrer a movimentação. Já na região do queixo, que começa a desabar devido à força muscular, colocaremos o preenchimento acima do mesmo para neutralizar a sua queda. Simples assim, estamos modulando a ação muscular e dessa forma melhorando a expressão final de cada rosto.

Leia mais: Os melhores lasers para tratar manchas e vasos na pele

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?

Continua após a publicidade
Publicidade