Os melhores lasers para tratar manchas e vasos na pele

Descubra quais as principais combinações de tratamentos para conseguir resultados

Combinar lasers diferentes numa mesma sessão é uma ótima estratégia para tratar alterações diversas como manchas, rugas e flacidez. O laser é um aparelho que emite luz através de várias fontes de energia, atingindo alvos variados. Eles podem ser ablativos e não ablativos, conforme descasquem ou não a pele.

Os lasers têm parâmetros importantes como: energia, pulso e densidade. A energia vai significar o quanto ele é forte ou intenso em relação ao calor liberado para o alvo que irá atingir. O pulso está relacionado ao tempo em que a energia será liberada. Já a densidade, significa a concentração dos pontos de energia liberados por centímetro quadrado. O médico dermatologista deve escolher o melhor valor para cada um desses parâmetros.

Os aparelhos que utilizam luz pulsada têm os mesmos parâmetros do laser, porém a luz não é tão especificada, havendo uma certa dispersão do calor de forma menos controlada. Usamos a luz pulsada para tratar manchas e vasos e também em menor grau para a flacidez. Quando usamos este aparelho, a pele não pode estar bronzeada pois há perigo de queimadura, já que a luz liberada atinge a melanina que está na superfície cutânea, deixando a pele vermelha e dolorida. Pelas mesmas razões, quando a pele morena tipos III e IV for tratada com luz pulsada devemos usar energias menores para evitar queimaduras.

Os lasers ablativos como o laser de CO2 e Erbium Yag terão como alvo a água da pele e, portanto, vão promover queimadura e troca de pele como num peeling químico. Nesse caso, a intensidade e grau de descamação irá depender da intensidade dos parâmetros estabelecidos.

Um tratamento interessante para melhorar a pele para as comemorações do fim de ano é combinar o tratamento da luz pulsada com o laser Fotona para flacidez. Com eles podemos melhorar as manchas e diminuir os vasos além de tonificar a pele promovendo melhor textura e contornos. O tratamento pode ser feito em uma a três sessões com intervalos quinzenais. A primeira sessão já provoca melhora, principalmente na pigmentação, mas com três sessões também melhoramos a flacidez.

Após cada sessão onde usamos primeiro a luz pulsada, utilizamos em seguida as ponteiras do Fotona para textura e flacidez. Após a aplicação do laser principalmente nos primeiros dias devemos usar hidratante e filtro solar de três a quatro vezes por dia durante uma semana. Neste período, a pele pode apresentar maior sensibilidade, formação de crostículas superficiais que descamam em três a quatro dias.

Esse tratamento melhora significativamente a qualidade da pele e previne o envelhecimento, revertendo parâmetros de flacidez e rugas em formação. O custo benefício desta aplicação é muito positivo e pode ser feito em qualquer tipo de pele e idade.

Leia mais: Os melhores tratamentos estéticos para gordura localizada

PODCAST – Por que não sinto vontade de transar?