Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Produtos de beleza que as brasileiras estão deixando de comprar

Em 2016, perfumes e produtos para limpeza facial deixaram de ser prioridade na cesta básica de beleza da mulher brasileira.

Por Priscila Doneda
Atualizado em 20 jan 2020, 17h18 - Publicado em 29 mar 2017, 18h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Com o objetivo de investigar os planos de beleza que as consumidoras têm para 2017 e compará-los com os que tinham no ano anterior, a Glambox fez uma pesquisa com 8389 de suas assinantes. Elas são mulheres, com idades predominantes entre 19 e 45 anos, que moram especialmente no sudeste (60%) e sul (18%) do país e têm renda familiar mensal entre R$ 2001 e R$ 5 mil.

    Publicidade

    No fim de 2016, elas responderam um questionário online com 20 questões. De maneira geral, o estudo mostrou que a crise financeira atingiu as intenções e gastos da brasileira com itens de beleza, como já era de se esperar. No entanto, elas não deixaram de ter planos para 2017.

    Publicidade

    Em 2016, apenas 30% das consumidoras conseguiram manter a média mensal gasta com produtos de beleza e cosméticos no ano anterior. Essa mudança atingiu principalmente as mulheres mais jovens e com menor poder aquisitivo, mas foi percebida por todas as idades e faixas de renda.

    A porcentagem de quem diminuiu esse tipo de despesa cresceu, enquanto o número de quem aumentou o gasto com esses itens diminuiu. A maioria das assinantes (32%) desembolsou entre R$ 51 e R$ 100 mensais, seguidas pela faixa (26%) das que gastaram de R$ 101 a R$ 200. Somente 5% das entrevistadas dedicaram mais de R$ 401 com esses produtos.

    Publicidade

    Dessa forma, a cesta básica de beleza das entrevistadas também se revelou mais básica. Produtos para limpeza facial e perfumes, por exemplo, deixaram de ser prioridade. Porém, elas não ficam sem comprar, mesmo quando desejam conter gastos, itens de higiene (como shampoo, condicionador, sabonete corporal e íntimo) e aqueles considerados essenciais (como produtos para cabelos e maquiagem).

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Elas também apontaram que, no momento em que é preciso cortar esse tipo de despesa, elas têm uma preferência. 49% delas deixariam de comprar itens voltados aos cuidados dos pés e produtos para cuidados específicos, como celulite, estrias e gordura localizada. Além disso, 44% não gastariam mais com produtos para cuidado das mãos e 40% não comprariam esmaltes.

    Para 49% das mulheres, o plano é manter o que tem sido investido e somente 7% visam aumentar essa despesa. 29% das consumidoras pretendem diminuir o gasto mensal com beleza em relação ano anterior, tendo planos mais cautelosos. Elas querem:

    Publicidade

    Vale ressaltar o expressivo número de mulheres dispostas a trocar as marcas de seus produtos de beleza e cosméticos prediletos. 54% das entrevistadas pretendem realizar essa substituição, especialmente em itens de maquiagem (64%), cabelo (64%) e corpo (56%).

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    Apesar da intenção de conter os gastos, elas também não deixam de fazer planos relacionados à beleza. Cuidados com a pele facial e cabelo ainda figuram como prioridade, ao mesmo tempo em que a vontade de mudar os cabelos (com colorações, luzes ou mechas) aparece como novidade nessa proporção. Em 2017, elas desejam, por exemplo, dedicar-se mais à limpeza da pele facial (71%), usar filtro solar no rosto com maior frequência (67%), fazer hidratação, cauterização, reconstrução ou selagem no cabelo (66%) e cuidar mais da pele do corpo (54%).

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de R$ 12,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.