Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Mãe afirma que protetor solar causou queimaduras em seu bebê

Tudo começou quando a canadense Rebecca Cannon usou o produto para proteger sua filha Kyla dos raios solares. Porém, o efeito foi o contrário

Por Maria Beatriz Melero Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 23 Maio 2017, 17h34 - Publicado em 23 Maio 2017, 17h15

Quando o assunto é proteção aos raios solares, a primeira ideia que vem à cabeça é usar protetor solar. Porém, não foi exatamente esse o efeito obtido pela canadense Rebecca Cannon, 32 anos, ao aplicar o produto no rosto de sua filha Kyla, de 1 ano e 2 meses.

Leia mais: O protetor solar ideal para cada tipo de pele

Tudo começou quando Rebecca foi visitar sua irmã em Newfoundland, na costa leste do Canadá. Como ela havia esquecido o protetor que costumava passar na filha, decidiu comprar um novo, da marca Banana Boat Kids Sunscreen Spray FPS 50.

A intenção era proteger a pele de Kyla dos raios solares. “Eu pensei que seria melhor usar um protetor solar qualquer, do que nenhum”, disse a canadense ao TODAY.

Porém, em pouco tempo, a mãe percebeu que algo estranho estava acontecendo com sua filha uma vez que seu rosto começou a se avermelhar. “Conforme o dia foi passando, ela ficou cada vez mais vermelha. Na manhã seguinte, ela acordou inchada, mais vermelha ainda e com bolhas“, relatou à CBC News.

Leia mais: Bebê é internado após uso de protetor solar da Peppa Pig

Continua após a publicidade

Rebecca decidiu, então, levar a filha ao pronto-socorro de sua cidade, Botwood. Lá, os médicos examinaram a menina e constataram que ela havia sofrido queimaduras de segundo grau em seu rosto.

Contudo, Rebecca não conseguia entender como Kyla havia obtido tais lesões. Naquele dia, de acordo com a canadense, além de usar o protetor solar, a menina se protegeu com chapéu e o sol também não estava muito forte  a ponto de seus raios não terem surtido efeito em outros membros da família. “Ela foi a única que usou aquele protetor solar, e foi a única que sofreu queimaduras“, lembrou.

Leia mais: Pediatra explica o jeito certo de aplicar protetor solar no bebê

Para o tratamento das queimaduras, os médicos do pronto-socorro prescreveram cremes para cicatrização da pele. Porém, depois de duas aplicações, a menina voltou a ter reações e ficou ainda mais avermelhada e inchada.

Rebecca se dirigiu com a filha ao pronto-socorro, pela segunda vez. Nessa visita, contudo, elas foram direcionadas para um dermatologista que diagnosticou Kyla com uma queimadura química causada por alguma substância presente no protetor solar.

Continua após a publicidade

Em entrevista ao portal Allure, o dermatologista de Nova York Joshua Zeichner afirma que os machucados sofridos por Kyla podem não ser necessariamente queimaduras, mas uma dermatite. “Algo é aplicado na pele que causa reação alérgica ou uma irritação, provocando tais lesões.”

Leia mais: 8 erros cometidos na hora de tomar sol – e como evitá-los

Rebecca procurou a marca Banana Boat para esclarecimentos. A empresa ofereceu reembolso do produto comprado pela canadense e afirmou que segue com seus testes para determinar as causas da reação do protetor solar em Kyla.

A Banana Boat e o grupo dono da marca, Edgewell Personal Care Company, também se comprometeram a investigar todos os casos relatados por seus consumidores que chegarem a empresa. “Todos os produtos de Banana Boat seguem rigorosos testes para garantir que eles estejam apropriadamente classificados e de acordo com as diretrizes de saúde, incluindo os testes FPS. Todos os protetores solares são distribuídos com níveis de pH neutro, o que significa que eles são próprios para a pele humana, uso tópico e não podem causar queimaduras químicas  o que muitas vezes podem estar erroneamente conectadas a produtos de uso pessoal ou confundidas com queimaduras de sol ou lesões provocadas por lenços de papel.”

Leia mais: Rede de proteção: saiba se quem usa produtos com FPS deve ou não dispensar o filtro solar

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.