Aplicativo ajuda a encontrar o melhor ângulo para sua selfie

A tecnologia desenvolvida avalia a direção da luz, posição e tamanho do rosto

Tudo indica que não vamos parar de tirar selfies. Então que tal contar com a tecnologia para aperfeiçoar os autorretratos?

Foi apresentado na edição 2017 da ACM Conference on Designing Interactive Systems, na Escócia, o aplicativo, ainda sem nome, desenvolvido a partir de pesquisa com retratos de modelos virtuais representando pessoas comuns. As imagens foram captadas testando centenas de incidências de luz, posições e angulações de rosto.

Esse banco de selfies de “rostos comuns” passou por votação de milhares de voluntários, elegendo as que pareceram melhores. A partir do resultado, pessoas reais foram convidadas a se autorretratar, algumas delas já orientadas pelas composições aprovadas no teste anterior e sistematizadas em algoritmos. Os resultados de quem já utilizou a tecnologia foram 26% melhores do que as selfies feitas por dispositivos sem o app.

Leia mais: 8 dicas para navegar de modo seguro na internet com seu filho

Diferente dos aplicativos que “consertam” sua selfie depois de tirada, a inteligência artificial elaborada pela equipe da Universidade de Waterloo, no Canadá, guia o usuário no momento de capturar a imagem, levando ela ou ele a concluir por si o melhor ângulo e luz para aquela foto.

Como tiramos selfies nas mais diversas ocasiões, com propósitos diferentes, uma só receita para a boa selfie não é suficiente. O diferencial do aplicativo é, portanto, avaliar cada situação e auxiliar o usuário a se retratar da melhor forma ali.

“As selfies tem crescentemente se transformado em um meio normal para as pessoas se expressarem e expressarem suas experiências. E as selfies não são todas criadas de forma igual“, avalia Daniel Vogel, professor de ciência da computação da universidade e co-criador da tecnologia, junto a Qifan Li, mestre na Waterloo.

Segundo o pesquisador, esse é o só o começo. Os mesmos princípios utilizados para orientação acerca da luz e do posicionamento do rosto podem ser aplicados para outras variáveis, como corte de cabelo, tipos de sorriso e até a roupa usada.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s