Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Você sabe negociar seu valor no trabalho?

Confira as dicas e aprenda a negociar sua pretensão salarial

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 31 out 2016, 11h32 - Publicado em 9 out 2011, 22h00
Você sabe negociar seu valor no trabalho?

Lembre-se: o valor de cada um deve estar vinculado as suas ações
Foto: Getty Images

 

Normalmente, as mulheres se sentem numa terrível saia-justa quando precisam dizer que merecem um aumento. Para não passar por isto, confira as nossas dicas e aprenda a mostrar o seu valor.

O que você valoriza?

Com a resposta clara, você se sentirá segura para argumentar, mostrando fatos concretos. Exemplo: antes de ir para a negociação, pesquise o valor médio do salário pago para a função e leve as fontes dessa informação. Faça a proposta tomando por base o mercado e explique por que merece ganhar o mesmo ou até mais.

Histórico conta pontos

Continua após a publicidade

“É fundamental mostrar as metas que atingiu nas empresas em que trabalhou”, diz Alexia Franco, gerente da divisão de vendas.”É a melhor forma de dar provas do que pode agregar à companhia na qual pretende ingressar.”

Discuta contrapropostas

Às vezes, a empresa não pode pagar mais. Nesse caso, é interessante perguntar a razão. Pode ser que surja uma brecha para fazer uma contraproposta. Talvez seja vantajoso firmar um acordo para receber, no primeiro ano, um salário abaixo de sua pretensão e deixar estipulado um aumento atrelado ao cumprimento de metas que você pretende atingir. Pense também no que aconteceria se oferecessem muito menos do que merece. Você aceitaria de cara? Se a resposta for sim, é grande o risco de ser contratada por uma quantia menor.

Informe-se sobre a empresa

Entendendo o terreno em que está pisando, você terá condições de sinalizar, já na entrevista, de que forma poderá fazer a diferença se for admitida. O foco da companhia é crescer no mercado? Conte como você ampliou os negócios da empresa anterior e cite os números

Continua após a publicidade

Invista nos ganhos indiretos

“Para mulheres que têm dificuldade de falar em dinheiro, uma saída é pedir salário indireto. Ou seja, bolsas de estudo para especialização, cursos de idiomas, ajuda de custo para despesas de combustível ou refeição”, diz a consultora Juliana Hartmann.

Não perca oportunidades

Cabe a você a tarefa de conduzir sua carreira. “Quando supera as expectativas, conquista uma nova conta ou agrega valor à companhia, você cria ótimas oportunidades para rediscutir salário, cargo e bonificações”, observa a consultora Alexia Franco. Elabore um check-list de suas realizações antes de sentar com seu chefe. “Essa conversa pode acontecer numa situação mais informal, como um almoço.” Muitas empresas fazem avaliações anuais de desempenho, e esse é outro momento para mostrar que deve crescer, assumindo novas responsabilidades – e vantagens. Mas não peça promoção dizendo que recebeu proposta de concorrentes. “Conseguir reconhecimento apenas depois de ser valorizada lá fora gera frustrações. Ainda que receba o aumento, não foi algo espontâneo. Além disso, o fato poderá minar sua relação com a empresa”, explica. “Também não é bom negócio embasar suas reivindicações no colega que subiu na carreira. O valor de cada um deve estar vinculado as suas ações.” Outra situação: você reúne todas as condições para mudar de patamar, mas a companhia não tem como bancar? Então, deixe agendada com a chefia uma data para retomar a conversa.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.